Improdutividade fantasiada de colaboração

0 3.214

A habilidade mais falada e desejada no século 21 é a colaboração. Quem já faz acha que devia fazer mais, quem acha que faz não para de se vangloriar e quem sabe que não faz às vezes faz sem querer. Eita habilidade difícil de adquirir, principalmente no ambiente corporativo tradicional.

Colaboração pode ter mil definições – e por isso mesmo nem vou tentar definir essa palavra – mas algumas características dessa habilidade já estão estabelecidas. É impossível prever o resultado final da colaboração, o feedback se torna essencial, além de muita discussão, que oscila entre divergência e convergência. Vamos explicar cada uma dessas características.

A imprevisibilidade do resultado se dá pelo cenário de inovação, onde qualquer previsão se torna um contrassenso. Quando colaboramos precisamos aprender a nos deixar levar, não dá para controlar tudo e todos. Se você tentar controlar uma reunião de cabo a rabo na tentativa de conseguir acertar em cheio o resultado final, posso garantir que colaborando você não está. E aí o único resultado que conseguimos é improdutividade mesmo.

Feedback ainda é um tabu em qualquer contexto no Brasil: ninguém sabe dar nem receber. E se esse primeiro probleminha não for resolvido, nenhuma colaboração vai rolar, não vai existir troca nem aprendizado sem julgamento. Vamos sempre julgar em alguma instância. E aí, novamente, o único resultado que conseguimos é improdutividade.

Por fim temos o pêndulo: divergência e convergência. Para colaborar precisamos discutir com método. Precisamos afinar e entender esse pêndulo. Senão fica sendo só conversa e papo furado – e a reunião que podia durar uma hora e produzir insights infinitos acaba durando 5 horas e não sai nada. E aí, por fim, o único resultado que conseguimos é improdutividade.

Então, se você conseguiu lembrar de alguma situação de controle absoluto de co-criação, ou de um feedback que deixou alguém com os nervos à flor da pele, ou, ainda se você já saiu daquele encontro com seu time com a sensação de que nada de concreto foi produzido…PARABÉNS! Você já sofreu do mal do século: improdutividade fantasiada de colaboração.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.