Exaltar certas atitudes da equipe pode gerar desonestidade, diz estudo

0 1.217

Receber elogios da chefia motiva a equipe, gerando maior engajamento e produtividade, certo? Nem sempre: elogios são mais complexos do que parecem, pois, dependendo de seu conteúdo – como exaltar a esperteza, por exemplo –, podem levar a pessoa a agir de forma desonesta para obter novas avaliações positivas e subir na carreira.

O alerta vem de pesquisadores da Universidade de Toronto (Canadá) e da Universidade de Hangzhou (China), em estudo publicado pelo jornal Psychological Science, no qual eles recomendam os tipos corretos de elogio, como reconhecer o bom comportamento ou o esforço pessoal dos funcionários.

Curiosamente, o estudo se baseou em um experimento feito em escolas chinesas com 300 crianças entre 3 e 5 anos de idade, que deveriam adivinhar o número de cartas de baralho sem vê-las antes. Depois, essas crianças eram deixadas a sós, sem saber que estavam sendo filmadas.

Aquelas que haviam recebido os maiores elogios por sua capacidade de adivinhar o número exato de cartas não resistiam e começavam a checar o baralho na mesa, como forma de obter mais respostas certas – e, claro, mais elogios. Isso se explica pelo fato de que a criança se sente pressionada a corresponder às expectativas expressas pelos outros, mesmo que isso implique atitudes enganadoras. Nada muito diferente do subordinado que deseja sempre corresponder às exigências do chefe.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.