A estratégia brilhante de Warren Buffett para usar melhor o seu tempo

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Com uma fortuna de cerca de US$ 70 bilhões, o investidor norte-americano Warren Buffett é conhecido por sua inteligência, seu foco e também por saber o que é prioridade nos negócios e na sua vida.

De acordo com o piloto do jato particular de Buffett, Mike Flint, o bilionário tem uma estratégia bem simples para escolher quais tarefas ou assuntos merecem sua atenção. Em artigo para a Inc., o consultor John MacKay conta que o piloto perguntou certa vez a Buffett quais objetivos deveria colocar em primeiro lugar em sua carreira. A resposta o surpreendeu. Veja o que ele disse:

Passo 1: Escreva em uma folha de papel os 25 objetivos que você tem para sua carreira
Passo 2: Faça um círculo ao redor das cinco escolhas mais importantes
Passo 3: Coloque esses cinco objetivos em uma nova lista. Os outros 20 formarão uma segunda lista

Parece bem simples. Mas aqui é que a estratégia de Buffett fica mais interessante.

Quando Flint estava trabalhando com o patrão em seus objetivos de vida e carreira, ele concordou em se concentrar nos cinco da primeira lista – aqueles nos quais havia feito um círculo ao redor. Quanto aos outros 20, que ainda eram importantes para ele, Flint disse que cuidaria deles nos “intervalos” de suas prioridades, sempre que tivesse tempo.

Isso faz sentido. Não eram escolhas ruins, apenas não eram as mais importantes.

E o que Buffett achou disso?

“Nada disso. Você entendeu errado, Mike. Tudo aquilo que você não marcou com um círculo se tornou a sua lista de evite-a-todo-custo. Não importa o que seja, essas coisas não devem tomar a sua atenção, se você quer mesmo obter sucesso com as suas cinco prioridades.”

Embora fossem boas opções ou objetivos para se perseguir, Buffett ressaltou que qualquer item da segunda lista serviria como uma distração do que era realmente importante.

Cada escolha que fazemos tem um custo. E constantemente ter de decidir quando e como trabalhar nos objetivos secundários é capaz de nos deixar desmotivados – e, claro, mais cansados.

A questão que fica é: o que você prefere, carregar pela vida 20 projetos inacabados? Ou ter cinco objetivos atingidos para mostrar aos amigos e aos colegas do trabalho?

Fonte Época Negócios
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