Como não levar cartão vermelho em uma entrevista de emprego

0 74

Participar de uma entrevista exige dos candidatos conhecimento, paciência e jogo de cintura. É natural que os entrevistados se sintam perdidos e cometam alguns erros cruciais, que podem desvalorizá-los ou acarretar uma desclassificação do processo seletivo.

Pensando nas principais situações de risco e armadilhas no momento da entrevista, a headhunter Sheila Nowicki dá dicas importantes para ajudar na conquista do emprego dos sonhos. “É fundamental que o candidato saiba como se portar e agir, pois o comportamento é o ponto principal de uma entrevista e é o que vai causar uma boa impressão para o entrevistador”, explica Sheila.

Confira as dicas da consultora abaixo:

Não comece com o pé esquerdo.
Comparecer a uma entrevista sem ter informações sobre a empresa prejudica muitíssimo o candidato. Por isso, lembre-se de colher informações, assim como pesquisar dados sobre a companhia e seu segmento de atuação. Chegar fora do horário marcado é outro erro que deve ser evitado. E lembre-se: a avaliação começa assim que o candidato chega ao local marcado. Já neste momento  é preciso que o celular esteja desligado. Também é interessante agir com serenidade, pois isso demonstra segurança, um comportamento que é sempre desejável e que faz diferença em uma entrevista. Mostrar distração, ou então, uma postura desleixada, são fatores que desclassificam.

Durante a entrevista.
Não fixar o olhar no entrevistador ou demonstrar desatenção são comportamentos que resultam em cartão vermelho, cuidado. É importante ter uma postura firme, mostrar bom humor, interesse e principalmente, segurança. Mentir está fora de cogitação. A sinceridade é sempre o melhor caminho. E não é nada bom ser superficial, o correto é contar sobre experiências demonstrando segurança. Questionar demais sobre o pacote de remuneração deve ser evitado, pois demonstra que o interesse na posição é principalmente monetário, em detrimento da carreira e realização profissional.

Faça a escolha certa.
Exagerar na roupa, perfume ou maquiagem são pontos negativos. Ser formal é o ideal. Para os homens, a calça social e camisa são perfeitos. Caso seja uma entrevista bastante formal, não hesite em usar o paletó. Para as mulheres, calça social e terninho. Os acessórios devem ser leves, assim como a maquiagem e perfume. Cores neutras são melhores nessas situações, evitando cores vibrantes, sem exagero.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.