Como aumentar a sua capacidade de inovar, segundo Ram Charan

0 258

Consultor, palestrante e autor de mais de dezenas de best-sellers do mundo dos negócios, o professor indiano Ram Charan é reconhecido como um dos maiores mestres de liderança e gestão do mundo. Doutor pela Harvard Business School, escola onde também lecionou, Charan é um dos nomes por trás das estratégias globais de empresas como Ford e DuPont, e orientou diversos CEOs nos últimos 35 anos – entre eles, Jack Welch, ex-presidente da GE.

O consultor esteve presente ao Lidera Estudar, encontro anual da Fundação Estudar realizado nesta segunda-feira (05/08), em São Paulo. Durante o evento, o ‘guru dos negócios’ deu dicas para triplicar a capacidade de inovar e gerar ideias valiosas para o negócio. Confira a seguir algumas recomendações do mestre.

Pergunte a si mesmo: “O que posso aprender de novo hoje?”

A cada novo dia, você deve se questionar e colocar em dúvida suas percepções sobre o negócio. Só assim será estimulado a aprender algo novo diariamente. Pode ser uma nova tecnologia, um produto revolucionário ou área pouco explorada: o mundo dos negócios gera novidades todos os dias — e adquirir novos conhecimentos faz com que você fique mais apto a inovar.

Reconheça suas falhas e não minta para si mesmo.

“Tenha honestidade intelectual. Não minta para si mesmo”, diz Charan. Segundo ele, errar é permitido, mas não admitir o erro é algo muito ruim. Quando você reconhece as próprias falhas, transmite confiança para as outras pessoas. Para Ram Charan, o caráter é mais importante.

Fique de olho nas tendências externas

Líderes inovadores estão sempre atentos às tendências do momento. Charan recomenda ler algumas das principais publicações de negócios do mundo, mesmo que seja durante 20 minutos. Ele citou como exemplos de empresas conectadas ao seu tempo o Uber, a Amazon e a Tesla, de Elon Musk. “Eles estão promovendo mudanças diariamente”, afirma Ram Charan. “Observe esses criadores de mudanças e seja estimulado por eles.”

Não se perca em meio a tantas ideias

Em um mundo repleto de conhecimento, o grande perigo é se dispersar. Charan lembra que, para chegar a uma ideia valiosa de negócio, manter o foco é fundamental. Ele recomenda usar “a regra de três”. Selecione a meta mais importante para alcançar os seus objetivos. Depois, escolha três atividades cruciais que vão ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.