Cinco metas profissionais para alcançar em 2016

0 134

Atualizar o currículo e buscar especializações são itens que entram na lista de metas profissionais que podem fazer parte do planejamento de 2016. No entanto, de acordo com o gerente-executivo, o simples ato de programar leituras mensais já é um importante passo para quem está projetando seus próximos objetivos na carreira.

Veja abaixo cinco metas para sua carreira em 2016:

1 – Atualize o currículo

Atualizar o currículo no final do ano é sempre uma boa dica para traçar e avaliar o que os doze meses que passaram representaram na sua carreira, conforme explica o gerente-executivo da Page Personnel, Ricardo Ribas. Objetivos cumpridos devem ser enaltecidos e ajudam a elaborar as metas do ano seguinte. No caso de quem busca colocação ou melhoria de cargo, o ideal é enviar o currículo atualizado para o máximo de locais possíveis – empresas e sites de recrutamento são boas ferramentas para conseguir visibilidade no mercado de trabalho. Já para os que estão empregados e bem colocados, a dica é ficar de olho na atualização dos perfis de redes sociais como o Linkedin.

2- Aprenda outra língua

O conhecimento de outras línguas é importante fator na escolha de profissionais para contratação. “Aqui no Brasil ainda não temos a cultura de aprender outras línguas, mas a necessidade crescente deste tipo de conhecimento faz com que o inglês ou o espanhol sejam praticamente indispensáveis em determinados cargos. Aprender uma nova língua é sempre uma ótima dica para quem está traçando seus próximos objetivos. Comece pelo inglês: ele é sempre o mais requisitado pelas companhias”, explica Ribas. Neste sentido, intercâmbios ou até mesmo cursos intensivos são boas ferramentas para alcançar esta meta.

3- Especialize-se

Se 2015 foi um ano de poucas contratações e de mercado de trabalho nada aquecido, 2016 promete trazer melhores ares, mesmo que o período continue difícil, é o que explica o gerente-executivo da Page Personnel. Sendo assim, com a maior demanda de vagas, o ideal é se especializar. Os profissionais deverão pensar em continuidade do estudo que já possuem: términos de cursos superiores, tecnólogos, busca por pós-graduação, mestrados e doutorados serão muito bem-vistos por recrutadores. “No exterior é comum vermos aumento de 30% a 50% no salário de pessoas pós-graduadas. Aqui, esta ainda não é uma realidade; no entanto, pessoas que demonstram interesse em continuar os estudos possuem maiores chances de contratação no ano que vem”, afirma Ricardo Ribas.

4- Faça um curso diferente

Outra dica para planejar sua carreira em 2016 é iniciar os estudos de um novo curso, diferente da sua atual área de atuação. “Muitas pessoas estão desempregadas e buscam novos campos de atuação, ou até mesmo deixaram de gostar do trabalho que realizam e querem algo novo. Este é o momento destas pessoas, pois o mercado vai receber muito bem quem ampliar seus conhecimentos e se qualificar – até mesmo em novas áreas. Campos como os voltados a tecnologias, como Tecnologia da Informação, prometem ficar bastante aquecidos no ano que vem, buscando muitos profissionais. Ir atrás de cursos superiores nestas áreas pode ser uma boa alternativa”, informa Ricardo Ribas.

5- Leia livros

Caso o profissional ache que não é o momento certo para realizar os outros quatro planos, ou queira simplesmente ampliar seu conhecimento, a dica é projetar um número de livros para ler mensalmente. “É extremamente proveitoso e ensina muito a leitura relacionada à sua área de atuação ou sobre carreiras. Sempre dou esta dica, pois, quando eu passei a planejar minhas leituras mensais, acabei aprendendo muitas coisas que coloco em prática na minha vida profissional hoje. Sem contar que a leitura não demanda grandes gastos como o intercâmbio ou fazer novos cursos, por exemplo”, afirma o gerente-executivo da Page Personnel.

 

Via Veja

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.