As carreiras mais promissoras para 2016

0 57

Em um ano de retração econômica, é natural que os profissionais estejam preocupados em manter seus empregos. Mas, mesmo em um período mais desafiador, é possível identificar algumas profissões em ascensão, que provavelmente vão continuar a contratar em 2016. Silvio Celestino*, sócio da Alliance Coaching, aponta os setores promissores para este ano.

Marketing

Na área de marketing, serão valorizados aqueles ligados à gestão estratégica da comunicação, especialmente quem tiver a capacidade de integrar a comunicação on-line e off-line de uma empresa de modo orgânico e muito estratégico. O mercado exigirá atualização daqueles que já atuam nessa área, e os conhecimentos de marketing digital serão determinantes para alavancar a carreira nesse segmento.

Vendas

Com a piora da economia, o mercado precisa dos melhores vendedores para aumentar a receita das empresas. Esses profissionais são vistos como peças-chave para a companhia. É de responsabilidade do vendedor atrair novos negócios e manter na carteira os clientes já conquistados. O mercado de luxo, por exemplo, precisa reposicionar seu time de vendas para novas formas de abordagem.

Tecnologia

Ainda em ascensão, a área de TI segue aquecida em 2016, ao proporcionar redução de custos e aumento da produtividade para as empresas. Especialistas em aplicativos e pagamentos móveis têm um ótimo horizonte em 2016. Aqueles que investirem em cursos de liderança e souberem desenvolver essa competência têm grandes chances de decolar a carreira. Os profissionais que optarem por essa área devem olhar a tecnologia como fator estratégico para o negócio da empresa.

Recursos humanos

Com o aumento das demissões, especialistas em recolocação, requalificação, coaching e treinamento serão mais valorizados. Os educadores financeiros também estarão em alta, nas empresas ou, principalmente, fora delas.

Finanças

Quem trabalha com gestão de custos, estatísticas e planejamento financeiro também tem espaço garantido, especialmente se for capaz de liderar pessoas e projetos com orçamentos cada vez mais enxutos.

Manutenção de máquinas e equipamentos

Na crise, pessoas e empresas compram menos, mas precisam cuidar mais de máquinas, equipamentos e automóveis. Por isso, os profissionais das áreas de mecânica e manutenção serão ainda mais requisitados.

Segurança

Com o incremento no volume das transações on-line, ganham destaque os profissionais que trabalham com segurança da informação. E, como a questão da segurança física e patrimonial também se agrava no País, os profissionais que optam por essa área também têm boas chances de sucesso.

Médica

Em momentos de contração econômica, há quem fique muito estressado. Os profissionais da área médica com especialização em estresse e suas consequências podem tirar bom proveito dessa situação. Outra especialidade que continuará a crescer será a gerontologia, graças ao aumento da expectativa de vida da população.

Jurídica

Há alguns anos o Brasil experimenta uma nova dinâmica nas relações, que podemos chamar de “síndrome dos direitos adquiridos”, em que todos reclamam seus direitos. Isso afeta principalmente as empresas, que, além de responder a essa demanda, precisam lidar com os recentes escândalos de corrupção. Nessa área, é possível destacar o direito dedicado aocompliance como um dos mais promissores.

* Autor do livro Conversa de Elevador – Uma Fórmula de Sucesso para sua Carreira, Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching. No Twitter: @silviocelestino. Visite: www.alliancecoaching.com.br ewww.facebook.com/AllianceCoachingBrasil.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.