8 qualidades que te ajudarão em qualquer relacionamento

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Grandes negócios são construídos a partir de grandes relacionamentos. Você já se perguntou como algumas pessoas parecem tão naturais e à vontade dentro de uma relação, enquanto outras realmente lutam para mantê-la intacta? Há uma diferença de temperamentos, como a introversão e a extroversão?

Para a psicóloga Sherrie Campbell, talvez sim. Em artigo publicado na Business Insider, ela defende que a abordagem dos relacionamentos é diferente entre introvertidos e extrovertidos, mas todos têm como base as mesmas crenças fundamentais (listadas abaixo). Esses pilares, segundo ela,  são necessários para qualquer pessoa que queira manter um bom relacionamento.

1. Não deixe seu passado te definir
Todos têm um passado. Mas quando alguém não consegue aceitá-lo, superá-lo ou perdoá-lo, o passado pode causar um impacto negativo nas relações do presente. É preciso usar suas experiências para crescer e parar de repetir certos padrões improdutivos.

Somos responsáveis pelas nossas próprias vidas. É imperativo reconhecer e trabalhar para amadurecer os aspectos menos refinados de nossa personalidade, onde tendemos a compensar excessivamente pelas inseguranças desenvolvidas.

Use o seu passado para mudar seu futuro positivamente. Estabeleça a autoconsciência necessária para criar relacionamentos benéficos e, ao mesmo tempo, recíprocos.

2. Saiba quem você é
Para ter bons relacionamentos, é preciso ter profundidade emocional. Para encontrar essa profundidade, não se pode ter medo de mostrar suas imperfeições. Quando aceitamos isso, esperamos menos perfeição de nós mesmo e desistimos de exigir perfeição dos outros também.

Quando se é autêntico, não é preciso preciso se esforçar tanto para passar uma boa imagem aos olhos dos outros. Podemos nos apresentar como quem e o que somos, inclusive com defeitos. Quando uma de nossas falhas se torna um problema, precisamos reconhecê-la com propriedade, um pedido de desculpas e um plano para fazer com que isso não aconteça de novo. Quando sabemos quem somos, podemos nos autocorrigir, o que nos ajuda a construir confiança.

3. Seja independente
Uma pessoa autossuficiente é o melhor tipo de pessoa para se relacionar. Depender demais dos outros para se sentir valorizado faz com que você seja uma pessoa difícil de se conviver.

É responsabilidade de cada um se sentir bem o suficiente consigo mesmo. Não se pode entrar em relações e colocar a responsabilidade do seu sucesso ou da sua felicidade no colo de outra pessoa. É preciso entender que cada pessoa com a qual você se relaciona também é responsável pelo seu próprio sucesso e felicidade.

A fórmula para ter uma relação bem sucedida é: nós cuidamos de nós mesmos e esperamos que as outras pessoas, em troca, cuidem de si mesmas. Desta forma, cada indivíduo pode se oferecer como um ser completo, inteligente, educado e responsável.

4. Contribua mais, critique menos
Uma das razões mais comuns para pessoas terminarem relacionamentos é o sentimento de que alguém está tentando mudá-las. Relações não funcionam sob críticas constantes.

Quanto mais focarmos em inspirar, mais provável é que outras pessoas manifestem a mudança que desejamos para elas. Quanto mais colocamos as pessoas para baixo e ignoramos o que elas estão fazendo de certo, mais infelizes, improdutivas e rígidas elas se tornarão. Quando contribuímos positivamente ao invés de criticar, a motivação é diferente; damos informação às pessoas para ajudá-las, e não mudá-las para que sirvam a nós.

Quando pensamos assim, as mudanças que inspiramos nas outras pessoas são produtivas: todas as partes envolvidas querem as mudanças, incluindo a pessoa que está mudando.

5. Se mostre vulnerável
Uma das melhores formas de estabelecer relações positivas é sendo vulnerável. Quando as pessoas nos veem como perfeitos, acabamos por parecer menos acessíveis e mais intimidadores. Isso não é bom para a construção de um relacionamento.

Precisamos nos permitir ser vulneráveis. Deixar nossos defeitos transparecerem torna mais fácil a conexão com as outras pessoas. Quando mostramos nossas vulnerabilidades, os outros se sentem mais abertos a expressar seus próprios medos de serem recriminados. Por que nos abriríamos a alguém que não é aberto sobre si mesmo? É necessário que nós permitamos que os outros deem uma olhada na nossa humanidade. Esse tipo de postura ajuda a construir uma confiança que não pode ser alcançada nem mesmo com mil palavras.

6. Seja generoso
Construir e nutrir conexões profundas é a melhor maneira de fazer um negócio crescer. Nutrir significa doar. Devemos doar de bom grado, e não fazendo com que aquele ato pareça um enorme e indesejado sacrifício para quem o recebe. Podemos encarar essa doação de duas formas: sendo amargos e pensando que estamos sacrificando algo que não queremos compartilhar; ou fazendo isso generosamente e enxergando a atitude como algo positivo e necessário que beneficia todas as partes, incluindo nós mesmos.

Esta mudança em nossa mentalidade nos permite doar sem parecermos hostis e ressentidos. Quando fazemos assim, conseguimos apreciar a ajuda que oferecemos a uma pessoa para que ela se torne mais bem sucedida. Pessoas em bons relacionamentos são capazes de se elevar mutuamente.

7. Deixe algumas coisas para lá
O perdão é a marca de um relacionamento saudável. Não podemos ser bons com as pessoas se guardamos rancor. Não há nada de produtivo em punir continuamente uma pessoa fazendo-a se sentir culpada ou envergonhada por um erro do passado.

Se alguma coisa imperdoável aconteceu, apenas corte laços com aquele indivíduo e siga em frente. Se um relacionamento não pode se manter intacto após um erro, devemos ter em mente que as pessoas não podem trabalhar para o seu pleno desempenho se estamos de olho em cada pequena falha que eles cometem, ou cada coisinha que eles não estão fazendo corretamente.

Em poucas palavras: não podemos criar pelo em ovo em nossos relacionamentos. Precisamos deixar espaço para imperfeições e fraquezas e fazer o possível para ajudar as pessoas nessas áreas.

8. Seja descontraído
Relacionamentos muito sérios não são lá muito agradáveis. Claro, negócios são um assunto sério, mas para construir times bem sucedidos e desenvolver boas relações pessoais mesmo no trabalho, o ambiente deve ter um ar descontraído.

Transforme o trabalho em algo que você e os outros se animem em participar. Faça esforço para que reuniões, viagens de negócio e outros compromissos sejam tão interessantes e agradáveis quanto possível. O humor conecta as pessoas porque é espontâneo e impulsivo. É divertido compartilhar experiências e memórias positivas com seus colegas de trabalho, assim como é importante sorrir e ser amigável.

Fonte Época Negócios
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