7 erros mais comuns que os líderes cometem e como evitá-los

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Os algoritmos estão se tornando cada vez mais relevantes no ambiente corporativo, seja na análise de currículos ou na decisão de quem deve receber um aumento salarial. A capacidade de precisão desse novo sistema é altamente valiosa.

No entanto, embora a tecnologia tenha muitos benefícios, o gestor precisa ter cuidado para não desmotivar o funcionário — e acredite: isso acontece com frequência. Confira oito erros mais comuns que os líderes cometem e saiba como resolvê-los, segundo o portal Harvard Business Review:

1- Definir metas ou expectativas impossíveis

O atendente de uma locadora de carros precisa fazer uma escolha: receber o próximo cliente ou concluir o cadastro anterior. Seu chefe disse que “serviço lento é ruim para a marca”, mas preencher as informações incorretas pode levar à demissão. A escolha faz o funcionário sofrer diariamente e, como conseqüência, não gostar do trabalho.

Solução

Escreva todas as possibilidades que possam causar estabilidade na equipe. Seja consistente e claro com o que você espera de resultado e ouça a opinião dos funcionários. Depois, faça as alterações necessárias e compartilhe. Ao fazer isso, você capacita a sua equipe e alivia o nível de estresse.

2- Restrições no trabalho

As restrições geralmente ocorrem quando existe falta de informações, de recursos ou de outro fator que impede o funcionário de trabalhar. Por exemplo, quando precisa esperar outras pessoas terminarem determinada tarefa para poder iniciar a próxima. Essa é uma condição que inibe o desempenho e desgasta o funcionário.

Solução

Se você achar que as restrições estão realmente afetando o desempenho da equipe, use sua influência para melhorar a situação. Converse com outros departamentos ou líderes. Essas reuniões vão beneficiar o seu funcionário e trazer bons resultados.

3- Desperdiçar o tempo

Cuidado com o tempo. O excesso de reuniões longas é um vilão da produtividade. O funcionário se sente esgotado quando passa mais tempo em reuniões do que exercendo a sua função. Em muitos casos, vão em busca de outra empresa para trabalhar — que tenha uma cultura de trabalho mais flexível, por exemplo.

Solução

Faça uma lista de classificação questionando o impacto que a reunião vai causar nas tarefas dos funcionários. Antes de convidá-los para reuniões, pergunte: “Esta nova tarefa é uma prioridade? Esse funcionário realmente precisa estar na sala? ”Se a resposta for “não”, dê a eles espaço para realizar o trabalho mais importante.

4- Perfil errado

Lembre-se: a vaga deve ser ocupada de acordo com o perfil do funcionário. Caso contrário, ele vai se sentir deslocado e desmotivado.

Solução

Seja transparente sobre as funções que você está contratando e o que elas exigem. Além disso, você pode conversar com a sua equipe para entender quais são as lacunas mais importantes que precisam ser preenchidas — isso vai te ajudar a ser mais claro durante as entrevistas.

5- Atribuir tarefas desinteressantes

Faça uma análise das tarefas. Se você tem um funcionário com uma carga de trabalho leve e desinteressante, faça uma reavaliação. Quando as tarefas são chatas, os funcionários sentem-se desmotivados.

Solução

Seja criativo. Se o membro da sua equipe tiver um histórico de desempenho estável, provavelmente estará aberto a ampliar seus recursos e a assumir um trabalho mais desafiador durante o tempo de inatividade. Antes de atribuir tarefas, pergunte ao seu funcionário sobre seus interesses e paixões. Com base em suas respostas, ofereça-lhes um trabalho que aprimore seus conhecimentos, habilidades ou ajude-os a crescer na direção certa. Uma agenda de aprendizado com metas-alvo e um roteiro descrevendo como eles serão alcançados também ajudarão você a acompanhar e acompanhar o progresso deles.

6- Falhar em criar uma cultura psicologicamente segura

Ambientes hostis são fáceis de detectar. Se você perceber que sua equipe é excessivamente agradável ou calma nas reuniões, isso é um mau sinal. Quando os funcionários temem que seus pensamentos ou ideias tenham repercussões, eles tendem a se comportar dessa maneira, o que significa que você provavelmente está operando em uma cultura de medo.
Lembre-se: os funcionários que não se sentem psicologicamente seguros são mais propensos a erros.

Solução

Mostre a sua equipe que você está aberto a para ouvi-los. Nas reuniões, faça perguntas antes de apresentar respostas e recompense aqueles que falam, agradecendo-lhes por suas contribuições. Considere todos os pontos de vista ao fazer um brainstorming de soluções para problemas difíceis — e verifique se a sua equipe sabe que não existe uma “resposta errada”. Além disso, mostre humildade. Quando você reconhece seus defeitos ou admite que não tem todas as respostas, mostra aos membros da sua equipe que não há problema em “falhar”.

7- Crie um ambiente de trabalho mais seguro

Estudos mostram que um nível moderado de pressão e atrito no trabalho é saudável para o crescimento dos funcionários. Mas a chave é moderação. Quando os funcionários se sentem excessivamente pressionados a desempenhar bem as funções, podem perder de vista o que é importante e, em atos de desespero, usar meios antiéticos para se destacar.
Por outro lado, se seus funcionários não têm pressão alguma, eles podem começar a se perguntar se o trabalho deles é importante. As pessoas que não encontram significado ou propósito no ambiente corporativo apresentam desempenho abaixo do potencial.

Solução

Ofereça regularmente feedback. Quando entregue com ponderação e sem julgamento, o feedback negativo se torna em algo positivo — e os funcionários vão se sentir empenhados para entregar um melhor resultado.

Fonte Época Negócios
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