6 lições de Michael Bloomberg para os empresários

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Michael R. Bloomberg, fundador da empresa de comunicação Bloomberg, falou sobre os motivos do sucesso de sua companhia, o trabalho de sua fundação filantrópica e seu período de 12 anos como prefeito de Nova York, no Latin America Investment Conference, ocorrido nesta quarta-feira (31/01), em São Paulo. Com base nessa conversa, fizemos uma lista com seis lições de Michael Bloomberg aos empresários. Confira a seguir:

Observe as oportunidades

O empresário explicou que começou seu negócio ao perceber que as pessoas olhavam para os preços de ações em telas e copiavam os dados para uma calculadora. “Pensei então por qual motivo não ter um sistema para fazer isso por eles?”. De acordo Bloomberg, tudo o que precisou fazer foi se colocar no lugar daquelas pessoas para sentir o que elas estavam sentindo e então criar uma solução que resolvesse aquele problema.

Pense sempre à frente

Bloomberg explicou que o motivo que mantém seu negócio sempre atualizado com as necessidades de seus clientes é não entregar o que eles querem no momento, mas sim o “o que eles vão precisar amanhã”. Essa é uma maneira de não apenas surpreendê-los, mas também de se manter à frente da concorrência, entregando sempre novos produtos e serviços.

Cuide bem do seu cliente

O empresário afirma que o atendimento de sua empresa dá atenção total aos clientes. “Colocamos alguém ao telefone, falando sua língua, entendendo seu problema e ajudando a solucionar o problema ou encontrar alguém que o solucione”, algo que nem todas empresa costumam fazer.

Ajude a região onde sua empresa atua

Com sua fundação filantrópica, Bloomberg faz doações a cidades e países onde tem negócios. “Temos a obrigação de dar algum retorno”, diz o empresário. Além de todo o aspecto social positivo, isso colabora com a imagem da sua empresa, o que te ajuda a conquistar funcionários e clientes, segundo Bloomberg.

Construa uma boa equipe

Quando Donald Trump foi eleito para a presidência dos Estados Unidos, Bloomberg o deu uma dica valiosa que aprendeu ao longo de sua carreira: construa um time. “Nada é tão importante quanto construir um time”, afirma o empresário. Segundo Bloomberg, construir uma equipe com pessoas qualificadas e que tenham sua confiança é a melhor maneira para administrar uma empresa, cidade ou país.

As demissões não podem ser uma surpresa

O empresário também deixou uma mensagem para todas aqueles que estão em posição de liderança. “Se você tiver que mandar alguém embora, e isso for uma surpresa para a pessoa, você não fez seu trabalho”. De acordo com Bloomberg, a responsabilidade de um líder é ajudar as pessoas a melhorarem e se tornarem mais produtivas. Caso uma conversa desse tipo aconteça antes da demissão, a pessoa saberá exatamente por qual motivo está sendo desligada.

Fonte Época Negócios
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