6 dicas para ter uma equipe de alta performance

0 31

Por José Roberto Marques

Quando se trata de liderar uma equipe de alta performance, é muito importante ter em mente que os resultados positivos ou negativos obtidos pela mesma são consequências de como ela é conduzida. Assim como em um time de futebol, cada um tem um papel importante individualmente e todos, técnico, comissão técnica e jogadores, têm de dar o seu melhor ao exercer as tarefas do dia a dia visando resultados positivos para o grupo!

Como estão os resultados de sua equipe? Veja alguns pontos em que você deve ficar atento para melhorar ainda mais a performance do seu time.

Saiba observar

Um bom líder deve ter sensibilidade para perceber os talentos e pontos de melhoria de cada profissional e saber trabalhar essas características individuais a favor da equipe. Dessa forma, as atividades serão concluídas com maior eficiência e todos estarão satisfeitos com suas funções, pois as atividades delegadas serão de acordo com as habilidades de cada um.

Valorize cada um

No futebol, há jogadores mais velozes, outros mais estratégicos e outros mais criativos e ousados. No ambiente de trabalho não é diferente, há profissionais que são mais comunicativos, outros mais planejadores, outros mais executores e você deve estar atento a esses aspectos e valorizar cada um deles, demonstrando que todos são importantes e têm muito a contribuir. Uma equipe de alta performance é composta pela diversidade.

Motive sua equipe de alta performance

Para que o desempenho da equipe de alta performance aumente, ela deve se sentir motivada e incentivada. Acredite na sua equipe, motive-a, mostre que o grupo, como um todo, é capaz de alcançar patamares cada vez mais elevados e de obter grandes conquistas!

Seja um bom exemplo

O líder campeão se comporta de forma honesta e tem uma conduta respeitável. Ele deve ser pontual, educado, trabalhador e respeitar os colegas de trabalho independentemente do cargo que ocupam, transmitindo assim, uma imagem positiva. Por isso, seja a melhor pessoa que você puder ser e, consequentemente, sua equipe também será melhor!

Tenha bom senso

Assim como o técnico orienta o seu time, você deve trabalhar os aspectos a ser melhorado, orientando e conduzindo os profissionais a aumentarem seu desempenho e melhorarem sua performance. Sendo assim, saiba corrigir seus liderados na hora certa, elogie-os em público, e quando for preciso fazer alguma crítica, faça em particular.

Forme outros líderes

Não encare a liderança como forma de poder e, sim, como uma forma de contribuir para o crescimento das pessoas. É muito importante liderar com competência e autonomia, dando liberdade para que a equipe exerça seu potencial. Ensine, compartilhe seus conhecimentos sem receios e assim cada pessoa do grupo será bem-sucedida!

A liderança não se reduz a um cargo de chefia, ser líder é ser diferenciado, é ser apoio, é ser alguém em que as pessoas se espelham. Independentemente de seu cargo e da área em que você atua, contribua para que a equipe, crie um ambiente harmonioso, trabalhe bem e incentive as pessoas ao seu redor a serem melhores a cada dia também. Use todo o seu potencial, ensine e esteja disposto a aprender e, dessa forma, você e sua equipe de alta performance alcançarão Resultados Extraordinários!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.