6 dicas de Elon Musk para ser mais produtivo

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Conhecido por ser um dos maiores empreendedores da atualidade, Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, está constantemente envolvido em polêmicas. No entanto, o bilionário também é símbolo de liderança e criatividade, e tem alguns truques para ser mais produtivo em sua rotina.

Musk já revelou ser um leitor voraz e adotar a chamada “regra das cinco horas”, que consiste em reservar esse tempo semanalmente para aprender, refletir, experimentar e exercitar-se.

Além disso, o também CEO da Boring Company também separou algumas dicas aos seus funcionários, enviadas em um e-mail interno na última semana, de acordo com a CNBC. Veja abaixo os conselhos do empresário.

1. Evite reuniões longas

O empresário recomenda não ir a todas as reuniões, que segundo ele são a “praga das grandes empresas”. Em vez disso, ele recomenda: “Por favor, saia de todas as grandes reuniões, a menos que você esteja certo de que elas estão fornecendo valor para todo o público. ”

2. Reduza a frequência das reuniões

As pausas constantes para reuniões são vistas por ele como grandes inimigas da produtividade — salvo casos de assuntos de extrema urgência. No entanto, ele diz que a frequência das reuniões tende a diminuir na medida em que as situações urgentes vão sendo resolvidas. Sendo assim, a resolução de problemas de forma rápida deve ser prioridade na empresa.

3. Abandone reuniões improdutivas

Ficar em uma sala de reuniões e conferências sem dar qualquer contribuição ao assunto debatido é perda de tempo, ele afirma. “Não é rude sair, é rude fazer alguém ficar e perder tempo”, diz.

4. Use linguagem simples

Ter de explicar para alguém o significado de um termo técnico é utilizar o tempo indevidamente. Musk aconselha seus funcionários a deixarem de lado jargões e palavras sem sentido. “Tudo que exige explicação restringe a comunicação”. “Não queremos que as pessoas precisem memorizar um glossário só para trabalhar na Tesla”, completa.

5. Siga a lógica, e não regras

Musk diz que, em situações em que as regras institucionais parecerem absurdas, o senso comum deve ser o grande guia dos funcionários. “Se seguir uma ‘regra da empresa’ é obviamente ridículo em alguma situação particular, então a regra deveria mudar. ”

6. Comunicação sem hiearquia

Apesar de reconhecer os diferentes níveis hierárquicos de uma empresa, a comunicação, de acordo com ele, deve ser o mais direta possível. Respeitando os limites, é preciso democratizar a comunicação entre diferentes setores. “Se para fazer algo entre os departamentos, um colaborador tiver que falar com seu gerente, que fala com um diretor, que fala com um vice-presidente, que fala com outro vice-presidente, que fala com outro diretor, que fala com um gerente, que fala com o responsável pelo trabalho, então coisas estúpidas vão acontecer.”, diz.

Fonte Época Negócios
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