Você sabe o que é um plano de carreira e a importância das empresas desenvolverem políticas sérias relacionadas a esse tema? Para explicar melhor o especialista em Recursos Humanos, Celso Bazzola, diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH, apontou as principais questões relacionadas ao tema:
Definição de plano de carreira
É a forma de organizar e identificar a sequência que profissionais pode percorrer dentro de uma organização, seja ela de forma vertical como horizontal, por meio de sua evolução técnica e comportamental que reflita nos resultados da organização. À medida que se inicia um progresso de carreira, há naturalmente maiores exigências de competências técnicas e comportamentais para o ocupante, devido ao aumento de complexidade do novo cargo assumido.
Planejamento necessário
Para que uma política de plano de carreiras atinja seus objetivos, é necessário um ótimo planejamento estratégico na gestão de pessoas, para tanto sugiro os seguintes passos:
- Mapear de forma genérica os cargos e suas competências de acordo com as características de seu negócio;
- Avaliar o potencial de mercado e sua capacidade econômica de suportar custos;
- Desenvolver uma política de remuneração estruturando o plano de cargos e salários consistente;
- Realizar sempre que possível benchmarking com empresas cuja estrutura e objetivos sejam semelhantes;
- Investir e incentivar o autodesenvolvimento de seus colaboradores;
- Promover treinamentos internos que impactam nos resultados da empresa, isto é, no que realmente fará a diferença para ambos sinalizando quais os conhecimentos necessários para se assumir o cargo.
Benefícios da implantação
Esse método estimula o autodesenvolvimento profissional o que gera motivação para os colaboradores, além de ser uma ferramenta importante de retenção e atração de talentos, pois seus critérios apontam de forma clara os requisitos necessários para que o profissional assuma nova responsabilidade, para tanto as empresas devem mapear as competências profissionais de cada cargo, dando uma visão clara do que se espera tornando o time mais qualificado em busca dos resultados organizacionais.
Dificuldades encontradas
Cito alguns pontos que dificultam a implantação de um plano de carreira:
- Falta de uma política consolidada de Gestão de Pessoas;
- A cultura e visão empresarial conservadora e que não tem visão de retenção e atração de talentos;
- A estrutura econômica da empresa e o quanto ela tem potencial de investimento;
- A falta de planejamento para o crescimento;
- Não definição de metas claras e de objetivos a serem alcançados.