4 grandes erros que devem passar longe do currículo

0 98

Para ter sucesso em uma mudança de carreira, o profissional precisa apostar na sua capacidade estratégica. Se o primeiro passo é analisar a própria trajetória e o novo cenário, o segundo é estabelecer as medidas necessárias para conciliar a situação presente com o futuro desejado.

1 – Mudar apenas o objetivo profissional
“Muita gente acha que um mesmo currículo serve para tudo e hoje em dia não é assim. Esse é um erro comum e de fácil correção”, diz o coach Homero Reis. Mudar apenas o campo “objetivo profissional” não é adequar o seu currículo aos seus novos anseios de carreira. O documento deve trazer, diz Reis, um conjunto de informações relevantes para o seu objetivo profissional.

2 Apostar em muitos detalhes para deixar o currículo maior
Na falta de experiências técnicas robustas na área desejada, o risco é adicionar informações irrelevantes para a função pretendida. Perder-se em detalhes e descrições de passagens da sua trajetória profissional aumenta as chances de não agradar.

3 Não mencionar competências e habilidades ligadas à nova função
“Muita gente se esquece de mencionar experiências que tenham ligação com a nova função”, diz Benedetti. De acordo com ele, vale colocar competências técnicas e comportamentais, experiências e cursos relacionados à nova carreira. “Claro que depende do nível de carreira em que o profissional se encontra”, ressalta. Mas, em linhas gerais, as vivências ligadas à nova carreira devem ser colocadas no currículo.

4 Deixar de colocar a razão da mudança de carreira
Por que uma pessoa de finanças está buscando uma posição na área de recursos humanos? Esta eventual dúvida do recrutador que lê o currículo deve ser respondida logo no sumário do documento, ou seja, aquelas 5 ou 10 linhas em que resumidamente o profissional se apresenta ao mercado. “Do ponto de vista do currículo para mudança de carreira compete à pessoa colocar um histórico ou a razão pela qual ela vai mudar de carreira no sumário”, diz Homero Reis.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.