Muitos empreendedores buscam o franqueamento como uma forma de tocar uma pequena empresa, já que a modalidade dá uma sensação maior de segurança do que abrir um negócio próprio. Para quem quer ter uma franquia, e não tem muito capital disponível, as marcas com baixo investimento são as mais atrativas. Informações do site Exame.
Veja, a seguir, 20 redes de franquias que oferecem modelos com investimento inicial de até 20 mil reais. As informações foram fornecidas pelas próprias redes franqueadoras.
AcquaZero
A AcquaZero, que trabalha com lavagem ecológica e estética automotiva, oferece nove modelos de franquia e conta com 230 unidades no momento.
A marca oferece serviços como enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização de estofados e higienização de ar-condicionado.
O modelo de franquia Standard tem um investimento inicial de 13 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses de operação.
Ahoba Viagens
A Ahoba Viagens é uma rede de franquias de viagens online que se conecta ao cliente através de voz, texto e vídeo. A marca possui 57 unidades em funcionamento.
O forte da Ahoba Viagens é que o franqueado possa vender em sua comunidade ou rede de relacionamentos, como uma segunda renda.
Para abrir uma unidade franqueada home based da Ahoba, o investimento inicial é de 3,6 mil reais e o prazo médio de retorno do investimento é de três meses.
DocSystem
A DocSystem, que oferece soluções para gestão de documentos, conteúdo e processos, tem hoje 85 unidades em operação.
Para o modelo de franquia DocSystem Express, o investimento inicial é de 19,7 mil reais. O faturamento médio mensal é de 8 mil reais e o prazo de retorno do investimento vai de sete a 12 meses. A rede oferece outros modelos de franquia mais sofisticados.
Encontre Sua Viagem
A rede de franquias Encontre Sua Viagem tem, atualmente, 443 unidades em operação.
No modelo de franquia home based, o investimento inicial é de 6 mil reais, que varia de acordo com o número de habitantes da região onde a franquia será instalada. O prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses de operação. A rede oferece outros modelos de franqueamento.
FlyWorld
A rede de franquias de agências de viagens FlyWorld conta com 40 unidades e pretende dobrar este número até o fim de 2015. Criada em 1987, a empresa começou com o franchising em 2013.
O investimento inicial para uma franquia é de 12,5 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses de operação.
Gigatron
A Gigatron, rede de franchising de serviços em tecnologia, possui sete modelos de franquia, todos abaixo de 20 mil reais de investimento inicial. Atualmente, são 84 unidades em operação.
O investimento para ter uma franquia da marca varia de 940 reais a 10,5 mil reais. O prazo de retorno é de até 12 meses.
Ice Creamy
A Ice Creamy é uma rede de franquia de sorveterias. A marca foi criada no ano passado e tem seis unidades em funcionamento.
Os dois modelos mais econômicos da rede são o de carrinho de sorvete e de gelateria móvel gourmet (na foto). O investimento inicial é de 9,9 mil reais e 19,9 mil reais, respectivamente. O prazo de retorno do investimento vai de 18 a 24 meses para os dois modelos.
iGui
A rede de microfranquia iGUi Trata Bem trabalha com a prestação de serviços de limpeza e manutenção de piscinas. No momento, essa modalidade de franquia tem 242 unidades.
Para ser um franqueado, o investimento inicial é de 9,9 mil reais, enquanto o prazo de retorno do valor investido é de três meses.
Inoivando
A Inoivando é uma rede de franquias de marketing digital focada no segmento de casamentos. Hoje, a marca conta com três unidades e espera, até o fim deste ano, ter outras seis. A Inoivando iniciou o franchising no começo deste ano.
O investimento inicial para ter uma unidade franqueada da marca é de 20 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de 24 meses.
Light Depil
A Light Depil é uma rede focada no tratamento de fotodepilação, com o uso da técnica da Luz Pulsada, nos formatos a domicílio ou Store in Store (dois negócios no mesmo espaço).
Para abrir uma unidade franqueada, o investimento inicial é de 9,9 mil reais. O retorno do valor investido acontece a partir de seis meses de operação.
Master House
A rede de franquias Master House, que trabalha com manutenções e reformas, tem 11 unidades em funcionamento. A rede foi fundada em 2012 e está no franchising desde o ano passado.
A Master House oferece o modelo de franquia de conversão de bandeira, válido apenas para quem já tem uma loja. Nesse caso, o investimento inicial parte de 10 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses.
12-Mídia Pane
A Mídia Pane, que trabalha com publicidade em sacos de pão, oferece apenas franquias home based. A marca foi fundada em 2010 e começou o franchising no ano seguinte. Atualmente, tem 185 unidades em operação. O investimento inicial é de 16,5 mil reais para ser um franqueado da marca, enquanto o faturamento médio mensal é de 12,6 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de três a seis meses de operação.
13-Miss Pink
A Miss Pink oferece uma loja móvel com mix de maquiagens, esmaltes e hidratantes, para o empreendedor que quer trabalhar em casa ou fazer parcerias com shoppings, salões de belezas ou outros espaços comerciais.A rede foi fundada no ano passado e tem 26 unidades em operação. Para ser um franqueado da marca, o investimento inicial é de 19 mil reais, enquanto o faturamento médio mensal é de 15 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de três a 12 meses.
14-Mr. Kids
A Mr. Kids é uma rede de franquias que trabalha com máquinas de brinquedos e doces e possui 93 franqueados operando no momento.O investimento inicial para abrir uma unidade franqueada da marca é de 19 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de 15 meses.
15-San Martin
A San Martin, rede de franquias que trabalha com seguros, possui 118 unidades em operação. A marca foi fundada em 1995 e começou com o franchising em 2014. No modelo de franquia “Ramos Nobres”, o investimento inicial é de 13,9 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de seis a oito meses. A San Martin também tem outro modelo de franquia, com investimento inicial de 25 mil reais.
16-Santo Bier
A Santo Bier é uma rede de franquias de trabalha com drink trucks, bares móveis que levam todos os tipos de bebidas.O modelo mais econômico da marca é o chamado “Carrinho dos Milagres”. O investimento inicial é de 15 mil reais e o prazo de retorno do valor investido vai de dez a 15 meses. A marca oferece outros modelos de franqueamento.
17-Sr. Computador
A Sr. Computador é uma franquia de manutenções e serviços em Tecnologia da Informação com atendimento doméstico e corporativo. Atualmente, a marca tem 35 unidades e a meta é acrescentar outras dez até o final deste ano. A rede trabalha com três modelos de franquia. Para o modelo de conversão de bandeira, que precisa de uma loja já instalada, o investimento inicial é de 15 mil reais. O prazo de retorno do investimento varia de seis a oito meses.
18-Sapatilha na Sacola
A Sapatilha na Sacola é uma rede de franquias que trabalha com a venda de modelos exclusivos de sapatilhas, levando em uma mala expositora personalizada os diferentes modelos de calçado. Para ser um franqueado home based da rede, o investimento inicial é de 19,9 mil reais, enquanto o faturamento médio mensal é de 14 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de cinco meses. A rede também oferece outros modelos de franquia.
19-Tourlines
A Tourlines, rede de franquias de agências de viagens, possui 40 unidades em operação. Para o ano, a meta é alcançar 60 franqueados. Para o modelo home based da franquia, o investimento inicial é de 6,6 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de seis meses em média. A rede oferece outros modelos de franqueamento.
20-Web4br
A Web4br é uma rede de franquias home based de agências de marketing digital. Hoje, a marca tem 23 unidades em funcionamento e espera, até o fim deste ano, chegar a 80 delas. A franquia oferece serviços como criação de sites institucionais, ações em mídias sociais, serviço de criação de lojas virtuais e disparo de e-mails marketing, além da consultoria na área de design e artes gráficas. O investimento inicial para abrir uma unidade franqueada da marca é de 8,8 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de quatro a seis meses.