Sudeste concentra quase metade do faturamento do atacado distribuidor

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Com a intenção de divulgar qual é a maior participação por estado e região, origem e destino de vendas, além da importância por área baseado em faturamento, as linhas a seguir apresentam um panorama territorial a partir do incentivo e desdobramento das 527 empresas participantes do Ranking ABAD/Nielsen (ano base 2014) em colaborar com o enriquecimento de dados do setor atacadista distribuidor.

Em número, a região Nordeste mantém o primeiro lugar de respondentes com 204 participantes, quantidade que representa 39% do total. Em seguida, as 94 companhias de atacado e distribuidor rende ao Centro-Oeste o segundo lugar, deixando a medalha de bronze para o Sudeste, com 81 empresas. Em comparação ao Ranking 2014 (ano base 2013), o percentual que representa o primeiro colocado teve retração de 4 pontos. Já, os três Estados que compõe o Centro-Oeste aumentaram participação em 3%. Apesar deste movimento tímido, a ordem dos fatores não alterou o resultado.

Em participação por Estado no quesito faturamento, o Sudeste continua no topo da lista com Minas Gerais (17,1%), São Paulo (14%) e Rio de Janeiro (10,7) concentrando quase metade do faturamento do setor. O crescimento com base na matriz das empresas e área de entrega aponta a origem da modalidade atacado de autosserviço com 90,8%, percentual que indica a forte predominância da operação nos quatro estados que compõe a região.

“Percebemos essa concentração do atacado autosserviço e atacado com entrega na tabela de origem e destino das vendas. O Sudeste possivelmente tem um resultado superior por sediar grandes empresas. Mesmo estando concentrada em três estados, a grande maioria realiza distribuição nacional”, avalia Maria Fernanda Celidônio, gerente de Atendimento ao Atacado e Varejo da Nielsen.

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