Encontro setorial- ABAD recebe integrantes da UNECS

0 98

Na manhã de segunda-feira, os presidentes da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, a da ACAD, Jocélio Parente, receberam os presidentes das entidades integrantes da UNECS (União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços) para uma reunião onde foram discutidos temas de interesse dos setores representados pela entidade, composta pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Nacional de Materiais de Construção (ANAMACO), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A UNECS foi criada em 12 de novembro de 2014 para atuar sobre temas de grande interesse setorial e nacional. Nas palavras do presidente da ABAD, “a união das entidades nos dá ainda mais representatividade para levar adiante as ações para melhorar o ambiente de negócios do país e defender os interesses do setor junto aos poderes legislativo e executivo.”

Para este ano, os temas a serem tratados com prioridade pela UNECS são melhorias na estrutura de negócios nos meios de pagamentos, simplificação tributária e trabalhista e regulamentação do trabalho intermitente.

Expectativas de desempenho da cadeia de abastecimento
Depois da reunião, os presidentes Fernando Yamada (ABRAS), Gerardo Vieira Albuquerque, presidente da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), e Honório Pinheiro, presidente da CNDL, participaram de coletiva de imprensa para falar sobre a realização da ABAD 2015 FORTALEZA, comentar os números do setor e analisar o momento econômico, ao lado dos presidentes José do Egito (ABAD) e Jocélio Parente (ACAD).

José do Egito anunciou que o setor espera crescer em torno de 1% em 2015, já que as vendas do segundo semestre costumam aquecer o setor. Ele ponderou também sobre a postura das empresas diante do atual cenário econômico. “A melhor saída para tempos difíceis está dentro das empresas, onde é possível racionalizar custos e aperfeiçoar processos.”

Jocélio Parente destacou os bons resultados do setor no Nordeste, na comparação com o restante do país, e fez a projeção de crescimento em torno de 2,5% para o estado em 2015.

Embora o setor supermercadista tenha fechado o primeiro semestre de 2015 praticamente sem crescimento, Fernando Yamada mantém a meta de crescer 1% no segundo semestre. Gerardo Vieira lembrou que o setor conseguiu crescer 4,4% no Ceará com a abertura de novas lojas. “Queremos ver se conseguimos crescer 5% em 2015″.

Depois da coletiva, o presidente José do Egito participou de almoço com os integrantes da UNECS e convidados, entre eles presidentes das Filiadas Estaduais ABAD, empresários do setor e parlamentares, entre eles o senador Douglas Cintra, presidente da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo e vice-presidente da ABAD.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.