Consumidor passa a comprar em lojas maiores

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Para aumentar os resultados que as empresas agentes de distribuição alcançaram em 2014, precisamos conhecer os movimentos que ocorreram no mercado de consumo e na economia do País nos anos anteriores, e refletir sobre eles, pois eles respondem diretamente às taxas de crescimento do varejo independente, de vares, clientes do canal indireto, assim como dos canais de farmacosméticos e das lojas de autosserviço médias e maiores.

“O Brasil promoveu a inclusão de muitas pessoas na atividade de consumo e qualificou esse consumo. Por outro lado, apresentou um cenário em que uma parte dessa classe C, a C2, teve um acesso mais intenso ao crédito. Então, claramente ficou muito endividada. Isso foi consequência que se intensificou no últimos anos”, lembra Olegário Araújo, diretor de atendimento ao Atacado e Varejo da Nielsen.

O consumidor está visitando mais o atacado de autosserviço em detrimento do hipermercado como uma maneira de garantir o seu poder de compra, uma vez que os preços são, em média, 12% mais baratos que os do hipermercado e de outros modelos varejistas.

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