Atacadista de MG pode ter sonegado R$ 250 milhões

0 160

Foi deflagrada na manhã de quinta-feira (27) uma operação contra suspeitos de terem sonegado R$ 250 milhões aos cofres do Estado nos últimos quatro anos.

A força-tarefa integrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Secretaria de Estado de Fazenda e a Polícia Civil apuraram que um grupo atacadista do ramo de alimentos contava com diversas empresas-satélite.

Chamadas pelos membros da organização de empresas parceiras, elas eram, na verdade, empresas de fachada usadas pelo esquema para simular operações comercias de modo a afastar a responsabilidade tributária dos verdadeiros contribuintes.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três empresas e ordens de condução coercitiva contra 12 pessoas apontadas como participantes das fraudes – nove foram encontradas e levadas ao MPMG para prestar esclarecimentos.

Também foi expedido um mandado de prisão temporária contra o responsável pelo grupo Jairo Cláudio Rodrigues. O empresário não foi encontrado.

O suspeito  é considerado, até agora, o maior sonegador do segmento atacadista do estado e, provavelmente, um dos maiores do país, segundo o Ministério Público.

Os integrantes do grupo que moram em Belo Horizonte, Contagem, Betim e Conceição do Pará devem responder por lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

A investigação batizada de “O Dono do Mundo” é uma vertente da operação “Concorrência Leal”, deflagrada no final de 2013 e que teve como alvos principais empresas localizadas na Ceasa, em Contagem. Fonte: R7

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.