ABAD divulga faturamento do setor atacadista em agosto

0 72

O faturamento do segmento atacadista distribuidor teve queda de 5,56% em agosto na comparação com o mês de julho, segundo dados deflacionados (reais) da pesquisa mensal da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), apurada pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Em relação a agosto de 2014, o recuo foi ainda maior: 12,01%. De janeiro a agosto de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado, o faturamento acumula retração de 9,75%.

“O desempenho é resultado direto do agravamento da crise econômica. Com o avanço do desemprego e o poder de compra corroído pela inflação, o consumidor aumentou o nível de desconfiança e não tem sido apenas seletivo, está comprando menos e deixando de levar os produtos da cesta que habitualmente ele adquiria”, afirma o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.

Em termos nominais, o faturamento também apresentou declínio nas três bases de comparação. Em agosto, houve queda de 5,36% na comparação com o mês de julho; de 3,63% em relação a agosto de 2014; e de 2,12% no acumulado do ano até agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Na bastasse a queda nas vendas, a instabilidade econômica, provocada em grande parte pelo cenário político conturbado, trouxe outro problema para o setor: o aumento de custos. Tradicionalmente, a indústria tem, no máximo, dois reajustes anuais, o que permite ao atacado distribuidor segurar o repasse ao consumidor por até 70 dias, devido ao estoque. Em 2015, porém, a indústria já está promovendo o terceiro reajuste, principalmente por causa da alta dos insumos que sofrem influência do câmbio.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.