H&M, Inditex e Fast Retailing abrem mais de mil lojas

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A disputa entre as maiores companhias de varejo de moda ficou mais acirrada no ano passado. As gigantes Hennes & Mauritz (H&M), Fast Retailing , dona da Uniqlo, e Inditex, controladora da Zara, abriram, juntas, mais de mil lojas.

A espanhola Inditex manteve a liderança em lucro e número de lojas. A H&M, segunda maior do setor, teve o maior crescimento no lucro. A TJX, com sede nos Estados Unidos e considerada a maior varejista de saldos de artigos de moda do mundo, é dona das redes TJ, Marshalls, Home Goods e Sierra Trading Post. Ela liderou o setor em receita.

As vendas da Inditex na Europa, excluindo Espanha, responderam por 46% de sua receita. Outros 19% vieram da Espanha, 21% vieram da Ásia e Pacífico e 14%, da região Américas. Os percentuais estão em linha com a distribuição de lojas da empresa, que fechou o ano com 6.683 unidades. A dona da Zara fechou o ano fiscal 2014 com crescimento de 5,2% no lucro líquido, para US$ 2,65 bilhões. A receita líquida cresceu 8,3%, para US$ 19,6 bilhões.

A sueca H&M, que concentra 73% das lojas na Europa, foi beneficiada pelo desempenho da economia na região, pela expansão de lojas na China e nos EUA, e pela variação cambial. A H&M fechou o ano com alta de 17% no lucro, para US$ 2,32 bilhões.

No ano, a H&M abriu 379 unidades, um aumento de 12,1% no período, para 3.511 unidades. A Inditex, por sua vez, abriu 343 unidades, um aumento de 5,4% no ano, para 6.683 lojas.

A abertura de lojas permite atingir públicos novos e serve como parâmetro para medir o potencial de crescimento. No setor, a japonesa Fast Retailing (dona da Uniqlo e outras redes) abriu 304 lojas, totalizando 2.753 unidades. A companhia elevou a receita em 21%, para US$ 11,51 bilhões. O lucro caiu 13,6%, para US$ 650,3 milhões, devido a perdas com o iene e investimentos mais altos na sua expansão internacional.

 

Fonte: Valor

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