O nível de exigência do consumidor aumenta a cada dia, com a expectativa de ser melhor atendido e no menor tempo possível sem falar que esse consumidor muda de comportamento na mesma velocidade, tendo assim uma necessidade de um bom atendimento , para que o lojista consiga atender os anseios e necessidades dos clientes primeiro ele precisa saber quais são.
Já existiu um tempo em que a única necessidade do cliente era pagar mais barato pelo produto adquirido, o consumidor escolhia seu local de compra devido o seu preço , é claro que hoje o preço define o publico alvo, mas essa variável não está no topo da lista da maioria dos consumidores que analisam outras variáveis para a escolha do seu ponto de venda como:
Localização da loja, comodidades como estacionamento, outras lojas que estejam próximas a loja destino, limpeza e organização de loja, luminosidade e mix de produtos ,afinal não há nada mais frustrante para um consumidor do que procurar por um produto e não acha ló, aí nem adianta falar que está em falta ou que o mesmo irá chegar mais tarde, você perdeu essa venda e a possibilidade do cliente voltar a loja.
De acordo com uma pesquisa recente da a/c Nielsen que tem como objetivo traçar o perfil do shopper (conceito técnico ,pessoa da família responsável pelas compras e que em geral representa outros 3 consumidores ) revelou que em algumas categorias considerada como destino como café, desodorantes e shampoo obtém a fidelidade de seus consumidores que preferem não substituir as suas marcas de preferência por outra que não seja de seu hábito de consumo ,pesquisa essa que também aponta que a variedade é o primeiro requisito para o consumidor fazer a escolha da loja onde comprar
Também há de convir que é humanamente impossível atender a necessidade de todos os consumidores, tendo em vista que há necessidades e anseios diferentes no público que frequenta a sua loja, sendo elas as mais variadas possíveis,haverá sempre alguém com alguma necessidade pontual que fica a critério do lojista em atendê-las ou não de acordo com a sua operação e o grau de fidelidade do cliente com a loja.
Vamos então falar de algumas necessidade de demanda maior, aquela que é comum para a maioria dos clientes. Essas sim, têm que ser entendidas e atendidas pela loja.
Tempo: essa é a maior escassez que você pode identificar como necessidade de seu cliente com tantas atribuições e afazeres, até mesmo a dona de casa que não trabalha fora está com a agenda cheia, e por esse motivo não tem tempo para perder na hora das compras .
E o que a loja pode fazer para ajudar esse consumidor tão atribuído.
Irei dar alguns exemplos , nos setores como hortifruti , açougue ou padaria ,o preparo de pequenas porções de produtos de alto giro embandeijados e pesados, evita que o consumidor perca tempo na escolha dos produtos e não forme filas nos setores , a manipulação desses itens devem ser feitas diariamente para que se mantenha a qualidade dos produtos expostos, exposição essa que deve ocorrer em horário de pico. Se você ainda não tem essa prática, inicie com pouca coisa e em pouca quantidade até o cliente se habituar com a novidade. Tenha sempre nesses setores atendentes habilidosos com os procedimentos e o público, a maneira pela qual o cliente é atendido pode fazer toda a diferença na hora da escolha. Essa também é uma maneira de se destacar mediante aos concorrentes, levando em consideração que 70% dos itens vendidos em sua loja são exatamente os mesmos itens que são vendidos pelo seu concorrente e você já sabe, ele não procura uma loja só por causa do preço.
Por esse motivo é de sumária importância manter uma equipe treinada e motivada para atender, diz André Medeiros consultor de treinamento da Oceano Azul treinamento e desenvolvimento. Estamos em um momento em que o atendimento prestado faz toda a diferença para o consumidor, entenda como atendimento tudo aquilo que venha facilitar a vida de seu cliente, você deve estar pensando manter isso é muito caro. Treinar, preparar, embandejar, facilitar para o cliente.. Ah não tenho como fazer isso não!! Então eu dou de presente uma frase deFhilip Kotler para você .¨ As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa ,deviam preocupar –se mais com o custo de não fazer nada.
Para a loja no geral é importante mantê-la sempre bem abastecida e com a precificação a vista dos clientes, com os corredores e as mercadorias limpas, afinal é gostoso fazer compras e trabalhar em ambientes agradáveis e descontraídos , sempre que puder peça a opinião de seus clientes, eles são as pessoas mais indicadas para lhes informar a melhor maneira de atendê-los pergunte se as novidades estão agradando, inove sempre que puder converse com a equipe, eles também podem dar ótimas idéias , invista em seu pessoal, invista no seu negócio , sigam as dicas e boas vendas