Pesquisa: consumidor prefere comprar online e pagar via aplicativos bancários

0 243

Os pagamentos por aplicativos bancários vêm ganhando cada vez mais espaço e importância na vida financeira dos consumidores, e as pessoas estão cada vez mais comentando sobre as suas facilidades. As compras online já são a preferência e o caminho para o universo digital é uma tendência definitiva, inclusive depois da pandemia.

Uma pesquisa realizada pelo Twitter no Brasil, aponta como os consumidores estão dando preferência para esse tipo de tecnologia para fazerem seus pagamentos: de acordo com o levantamento*, 27% dos entrevistados mencionam preferência pelos aplicativos bancários – para atividades como transferências, pagamento de contas, entre outros. Na sequência, aparecem cartão de crédito (23%), dinheiro (16%), cartão de débito (14%), boletos (9%) e carteiras digitais – PicPay, PayPal, PagSeguro etc. (7%). Ainda segundo as pessoas que responderam à pesquisa, os motivos de suas escolhas são:

  • 52% – Agilidade no pagamento / tempo que demora para ser compensado
  • 43% – Praticidade
  • 36% – Hábito
  • 25% – Segurança
  • 22% – Organização financeira
  • 20% – Isenção de tarifas / descontos
  • 12% – Parcelamento de compra
  • 6% – Pontos / milhas / benefícios

Para se ter uma ideia, quase metade dos comentários referente a meios de pagamento fazem relação com meios digitais – 49%. Esta forma ultrapassou até mesmo meios mais bem estabelecidos como cartões de débito e crédito (44%). Apenas 4% falam em boletos e 3% em dinheiro vivo.

Este assunto ganhou ainda mais repercussão por conta da pandemia de Covid-19 e da necessidade de isolamento social. Foram registrados quase dois milhões de Tweets sobre meios de pagamento entre 2019 e agosto de 2020, o que representa crescimento de 104% entre o ano passado e este ano (Volume de Tweets de Janeiro até Agosto para cada ano).

Sem a possibilidade de visitar lojas, por exemplo, as pessoas utilizaram ainda mais as compras online, preferência para 68% das pessoas no Twitter, enquanto outros 32% ainda se sentem mais confortáveis em aquisições feitas em lojas. E esta tendência deve se manter mesmo quando a pandemia finalmente for controlada. Mais da metade das pessoas (55%) pretendem continuar fazendo compras online mais frequentemente; 44% declaram que seguirão usando mais serviços de pagamento mobile, 37% utilizarão dos deliverys de comida mais frequentemente (iFood, Uber Eats etc) e 36% pretendem trabalhar de casa mais vezes

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.