Perdas no varejo representam R$ 1 bilhão

0 224

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) apontou que os varejistas dos principais segmentos de bens de consumo – supermercados, farmácias e material de construção – deixam de lucrar R$ 1 bilhão ao ano com perdas no ponto de venda.Segundo o presidente da entidade, Claudio Felisoni, o indicador atingiu 2,31% do faturamento líquido das empresas e mostra que, aos poucos, os empresários mostram maior atenção à prevenção de perdas.

“Em 2012 esse indicador era de 1,83% e passou para mais de 2% em 2013. Isso indica que os varejistas estão mais atentos às ações que levam as lojas a terem prejuízos”, disse ele.A pesquisa identificou que, em 2013, os supermercados deixaram de lucrar em 5,20% em razão de perdas; nas farmácias, o índice foi de 1,37%, e no segmento de material de construção, 1,41%. Os dados contaram com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); do Sebrae e da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), em levantamento que ouviu mais de 5 mil lojistas.

Entre os supernercadistas, 61% afirmaram ter um setor ou tomar medidas de prevenção de perdas, contra 39% que disseram não ter; 43% conseguiram identificar a origem da perda e 57% não conseguiram. “Não conseguir identificar significa não empregar ações contra”, argumentou Felisoni.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.