Olimpíadas no varejo: veja três dicas para ganhar a medalha de ouro no seu negócio

0 815

*Por Amilcar Pavan , sócio-proprietário dos Flex Atacarejo e ASP Hortimercado

 

Entre os meses de julho e agosto deste ano, ocorreu no Japão a 32ª edição das Olimpíadas da Era Moderna. Após um ano de tantas incertezas, com a prorrogação e a possibilidade de cancelamento dos jogos por conta da COVID-19, a competição finalmente aconteceu e os atletas puderam competir no maior evento esportivo mundial.

Assim como os jogos olímpicos, o varejo também sofreu um ano de indefinições por conta da pandemia que ainda assola o mundo. Devido aos decretos estaduais para conter o contágio da doença, muitos comerciantes tiveram que trabalhar de forma reduzida ou muitas vezes se viram obrigados a fechar seu negócio por medidas de segurança. Mesmo com as dificuldades, no primeiro trimestre de 2021 o varejo apresentou um crescimento nas vendas e a expectativa é que essa evolução continue nos próximos meses de 2021.

Do mesmo modo que os atletas se preparam para os grandes desafios e, consequentemente, para os jogos olímpicos, o comércio também deve se organizar para conseguir os melhores resultados em seus empreendimentos. Abaixo, vou listar algumas dicas para que você e seu negócio consigam conquistar medalha de ouro.

Amilcar Pavan, sócio-proprietário dos Supermercados Flex Atacarejo e ASP
  1. Destaque o lado humano. Muitas vezes pensamos que os atletas são espécies de super-heróis, que eles não possuem fraqueza, mas podemos perceber que tanto nas cerimônias quanto durante os jogos algo que é inquestionável é que eles são “gente como a gente”. Demonstre isso para seus consumidores, mostre para eles o lado humanitário de seu negócio.
  2. Seja bom naquilo que você se propõe a fazer. Porém, como vimos nas olimpíadas, em alguns casos precisamos romper a linha de ser apenas bom e ser ótimo para conquistarmos o que buscamos. Quando um cliente sai de sua casa disposto a comprar algo, ele espera receber o melhor pelo dinheiro que irá gastar. O atendimento, neste caso, pode ser decisivo. E para prestar um serviço de qualidade é preciso entender qual o seu público alvo, para traçar estratégias que sejam compatíveis com as suas expectativas.
  3. Esteja preparado para competir a todo momento. No esporte é comum ouvir frases como “ele chega para competir longe de sua forma física ideal”; “o atleta não chegou no seu melhor momento”; “não conseguiu se preparar de uma maneira correta”. No varejo também escutamos esse tipo de frase, dizendo que a empresa não está preparada para o crescimento, para a oscilação que pode ocorrer no mercado ou até mesmo para a queda nas vendas. Isso pode ser visto como uma falta de planejamento, então esteja pronto para entender o movimento do mercado e para possíveis adversidades.

No final, as organizações, que melhor estiverem preparadas, adotando estratégias diferenciadas e eficientes para reforçar seu posicionamento dentro do seu modelo de negócio, possivelmente, desfrutarão do lugar mais alto do pódio nas vendas do comércio.

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.