NOVA PROMOÇÃO DO EXTRA IMPACTA NA MARGEM BRUTA

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A divisão Multivarejo, que inclui no GPA as operações das marcas Pão de Açúcar e Extra, apresentou um recuo de 1,0 ponto percentual na margem bruta no primeiro trimestre de 2016, alcançando 26%. Em teleconferência com analistas de mercado ontem (11/05), a companhia explicou que parte dessa queda se deve à promoção “1,2,3 Passos da Economia Extra”.

Implementada em março deste ano, ela exigiu investimentos da companhia para reduzir os preços nas lojas de super e hipermercados da marca.A mecânica da ação consiste em oferecer descontos progressivos ao consumidor. Ao adquirir a primeira unidade, ele tem 20% de descontos. Na segunda, 30% e, na terceira, com 33% pelas três unidades. Luis Moreno, presidente do Multivarejo, explica que, com a maturação do projeto, a compensação da margem virá de três frentes: a negociaçãocom fornecedores, a redução de custos operacionais e o aumento do volume de vendas.

No primeiro caso, ele afirma que os fabricantes já estão aderindo à proposta. Os que participaram têm obtido ganhos de market share. “Também tomamos o cuidado de não colocar em oferta dois fabricantes da mesma categoria”, explica o executivo. Entre as iniciativas para obter maior eficiência, Moreno cita a redução pela metade das despesas com troca de etiquetas nas lojas. A companhia também diminuiu o número de funcionários na divisão alimentar. No final de janeiro deste ano, eram 75 mil e, no fim de março, 71,5 mil.Já o aumento do volume de vendas deverá se intensificar nos próximos meses.

“São 1.000 itens renovados a cada 15 dias. Além disso, o boca a boca e o marketing devem elevar o fluxo nas lojas”, explica Moreno. Os produtos são selecionados em categorias que atendem uma compra completa do cliente. “Isso deve aumentar o tíquete médio a cada compra do consumidor”, acrescenta o executivo.

Durante a coletiva de lançamento da promoção, no início de abril deste ano, Moreno explicou que, em cerca de 80% dos itens que compõem a promoção, a compra de três unidades cobria a necessidade de uso de duas semanas do cliente. Dessa forma, há possibilidade de aumentar a quantidade comprada sem superestocar o consumidor, o que o levaria a deixar de adquirir o produto nas próximas compras.

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