IMEC Supermercados entra na era digital e retoma ritmo de expansão

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O IMEC, rede supermercadista do Rio Grande do Sul, aposta nas tecnologias do varejo para cumprir o planejamento de aumentar o faturamento e o número de lojas até 2021. Às vésperas de completar um ano de parceria com a Consinco, empresa que atua no fornecimento de sistemas de gestão corporativa para empresas de atacado e varejo alimentar, o IMEC incorporou soluções inovadoras para sustentar o crescimento em três pilares da empresa: logística, comercial e lojas. Com o sistema implementado, o Grupo projeta retomar a fase de expansão. “Nossos produtos não conversavam entre si, era uma colcha de retalhos”, conta o diretor de Tecnologia e Inovação do Imec, Fabiano Ramiro.

O primeiro passo para eliminar as falhas e ganhar eficiência foi tirar das lojas o peso operacional. “As unidades estavam preocupadas demais em cuidar de backoffice e gerenciar sistema”, diz Ramiro. A automação ajudou a concentrar todos os processos em uma estrutura administrativa única, liberando as lojas para fazer o que sabem de melhor: atender bem o cliente e vender.

Antes do sistema Consinco, o processo de recebimento e validação das notas fiscais era executado individualmente dentro de cada uma das 22 lojas do grupo. Hoje, a mesma atividade está concentrada remotamente nas mãos de cinco profissionais. A atualização de preços nas gôndolas, que antes demorava até uma hora, é agora concluída em menos de dois minutos. Agilidade que também significa assertividade, já que a divergência de preços nos caixas caiu 90% e chega a zero em algumas unidades.

O diretor também exalta o trabalho da equipe interna de usuários do IMEC, possibilitando que toda a migração do sistema fosse feita em um único dia, incluindo os módulos de wms, comercial, fiscal, lojas, contabilidade, financeiro e pdv. “Tudo sem nenhum impacto para os nossos clientes”, destaca Ramiro.

A retomada

Atualmente o Grupo IMEC conta com 22 lojas espalhadas por 14 cidades do interior do Rio Grande do Sul. Dezoito unidades funcionam no formato tradicional de supermercado, enquanto as outras quatro são no modelo de atacado com a bandeira Desco Super & Atacado. Com o aumento do faturamento, a expectativa é acelerar a expansão com incremento no número de unidades nos próximos anos.

Segundo Taufer, a tecnologia na operação do supermercado é sutil aos olhos dos clientes, mas faz toda diferença na era digital, onde oferecer a melhor experiência de compra é uma regra básica para se manter no negócio. “Para alguns clientes, a melhor experiência é comprar mais barato, para outros é comprar mais rápido ou comprar um produto diferenciado”, analisa o presidente da rede. “Só vamos entender quem é e o que quer nosso cliente com processos bem orquestrados”, enfatiza.

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