Consumidor pretende gastar menos no Dia das Crianças

0 81

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, será de cautela e gastos controlados em 2015. Segundo pesquisas realizadas pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, o belo-horizontino não quer se endividar para presentear a criançada e os empresários estão se adequando a esse comportamento do consumidor.

De acordo com o levantamento Opinião do Consumidor – Dia das Crianças 2015, realizado em Belo Horizonte, 55% dos entrevistados pretendem presentear na data, sendo que 78,4% investirão quantia inferior ou semelhante a do ano passado.

Comedidos diante do cenário de instabilidade econômica, os adultos vão às compras com antecedência (54,3%) em busca de boas oportunidades de negócio, estimulados, na maioria dos casos, por promoções (26,7%) e preços baixos (21,5%). “A inflação acaba corroendo o orçamento das famílias, que priorizam a compra dos itens essenciais de sua cesta. Por isso, procuram os presentes antes para pesquisar oportunidades que se enquadrem na previsão orçamentária”, afirma o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.

O ticket médio previsto para a compra de presentes será de até R$ 50 para quase metade (49,5%) dos entrevistados, e de até R$ 100 para 27,5%. Entre os itens preferidos estão os brinquedos (38,1%), as roupas (24,7%) e os calçados (14,8%).

A forma de pagamento priorizada por 69,4% dos clientes deve ser o pagamento à vista, em dinheiro ou com cartão de débito, uma vez que 98,5% dos consumidores consultados não querem se endividar com os gastos da data. “O índice de inadimplência tem crescido de forma alarmante na capital, devido, principalmente, ao aumento do desemprego e à queda da renda. Mais cautelosa, a população tem priorizado o pagamento à vista como forma de evitar a inadimplência e garantir a manutenção do crédito”, explica Almeida.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.