Consumidor ainda tenta se manter fiel às marcas tradicionais

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Levantamento do Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo), que representa cerca de 40 mil supermercadistas, revela que 65% dos entrevistados se mantêm fieis às marcas tradicionais de alimentos e bebidas, independentemente do preço. No caso de produtos de higiene e limpeza, esse percentual sobe para 70%.

A pesquisa também identificou que 78% dos entrevistados aceitam pagar até uma “pequena diferença” de preço para adquirir as marcas preferidas, no caso de alimentos e bebidas.A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de junho na cidade de São Paulo, com consumidores com renda familiar mensal de até R$ 7 mil.

Os resultados surpreenderam a diretoria do Sincovaga. O aumento da inflação, das taxas de juros e do desemprego tem impacto direto no orçamento dos consumidores. Os diretores do sindicato esperavam que, com o agravamento da crise econômica, a troca de marcas mais caras por mais baratas, comportamento conhecido como downtrading, estivesse muito mais evidente.

“As pessoas que ascenderam socialmente estão tentando manter o padrão de consumo, pois qualquer mudança nos hábitos de compra pode dar a sensação de derrota. É isso o que observamos com essa pesquisa”, diz Álvaro Furtado, presidente do Sincovaga

“Acredito que, com o agravamento do desemprego, haverá uma propensão maior para a troca de marcas”, afirma Fábio Pina, consultor do Sincovaga.

Para o grupo de consumidores que já está trocando de marcas, os produtos mais afetados são os da linha de higiene e limpeza, alimentos básicos (arroz, feijão, macarrão e carnes), molhos e temperos, frios e laticínios e bebidas.

A sondagem do Sincovaga também constatou nos depoimentos dos clientes que a troca de marcas tradicionais por mais populares, quando ocorre, é gradativa.

“O consumidor opta por avaliar substitutos mais baratos, porém de marcas também consideradas de primeira linha”, diz Furtado. Quase 60% dos consumidores afirmaram ter trocado as marcas tradicionais por concorrentes de primeira linha.

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