Aproveitando o pico de consumo

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Camila Pacheco*

Estamos longe de falarmos em pós-pandemia, mas podemos falar em período pós-reabertura, já que a grande maioria dos estabelecimentos que tiveram seu funcionamento suspenso por alguns meses já voltou a operar, mesmo que com restrições e protocolos rígidos para atendimento ao público.

O fato é que, em muitos segmentos, tenho visto empresas vendendo nas últimas semanas o que nunca vendeu na história – é o que chamamos de efeito de pico de consumo, proveniente de uma demanda represada. É bastante natural que depois de um tempo sem poder frequentar um estabelecimento ou consumir um determinado produto, os clientes o priorizem assim que a restrição for suspensa.

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Muitos empreendedores perguntam por quanto tempo esse efeito vai durar, e essa resposta não existe. O fato é que, mais importante do que saber quanto tempo vai durar, é conseguir aproveitar esse tempo da melhor forma que puder.

Sabemos que a tendência, em muitos casos, é que essa demanda represada vá aos poucos diminuindo, conforme seja atendida, e então se estabilize novamente. Mas essa pandemia, sem precedentes e comparativos, mudou muito o comportamento do brasileiro em relação ao consumo de diversos produtos e serviços, e se esse consumo aumentado continuará, só o tempo dirá.

Camila Pacheco, sócia da Blue Numbers Consultoria

Se você é um dos felizardos que atua em segmento que vive essa realidade de vendas acima da média, aproveite cada oportunidade: treine e (aumente) a equipe se necessário, estruture-se, aproveite para recuperar os prejuízos, e principalmente, aumentar sua base de clientes – isso, sem dúvida, é um fator que poderá ajuda-lo a fazer dessa alta momentânea, uma tendência.

*É consultora empresarial e sócia da Blue Numbers Consultoria e colunista do Portal NEWTRADE

 

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