Golpe no WhatsApp atingiu mais de 200 mil em 24 horas

0 367

Em meio à crise que o país vive, e com o número elevado de desempregados, hackers criaram um golpe que promete participação em falso processo seletivo na rede de supermercados Carrefour, com salários de até R$ 1.852.

De acordo com a PSafe, empresa de segurança digital, em menos de 24 horas, mais de 200 mil pessoas já caíram no golpe. “O número de acessos desse golpe não para de crescer, com média de 10 mil cliques por hora, devido à rápida disseminação via WhatsApp”, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da companhia.

O golpe consiste em receber um link pelo aplicativo de mensagens instantâneas, alertando que a rede de supermercados está contratando profissionais com urgência, sem necessidade de ter experiência e para início imediato.

Ao acessar o endereço para checar as vagas disponíveis, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para poder se candidatar: “Você conhece ou frequenta o Carrefour da sua cidade? ”, “Você tem carteira de trabalho e realmente está interessado nessa vaga? ” e “É maior de 18 anos?”.

Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada para uma nova página. Nela, o usuário é informado que para poder agendar a suposta entrevista de emprego deverá compartilhar a oportunidade com 15 amigos via WhatsApp, para que possam “preencher o mais rápido possível as vagas”. A partir disso, o golpe é espalhado.

Após o compartilhamento com os contatos, o usuário é encaminhado para se cadastrar em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e trazer outros tipos prejuízo financeiro.

O ataque ainda conta com comentários de falsos usuários alegando que conseguiram a vaga de emprego, com o intuito de validar o golpe, como, por exemplo, “Estou contratada, graças a Deus”,Gente, vou começar a trabalhar amanhã” e, até mesmo, “Juro que pensei que era mentira, mas não é”.

O gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, reforça a necessidade dos usuários de smartphone consultarem sempre páginas oficiais de empresas para se certificarem que se trata de uma oportunidade verídica.

A PSafe também orienta que, caso o usuário tenha caído no golpe, entre em contato com a operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago.

Em nota, o WhatsApp afirmou que não usa aplicativo para enviar mensagens de propaganda e vagas de trabalho para seus usuários e “trabalha cuidadosamente para reduzir as mensagens indesejadas que chegam por meio de seu sistema”.

A empresa recomenda não compartilhar esse tipo de mensagem suspeita oferecendo serviços inéditos para seus contatos.

Fonte InfoMoney
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.