Empresa cria câmeras que traçam perfil do consumidor

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Em menos de um ano, a Seed, empresa de tecnologia e inteligência de mercado, faturou R$ 1,1 milhão e uma clientela de grandes varejistas como Arezzo, Camisaria Colombo, M. Martan e o shopping SP Market. O segredo do negócio é uma tecnologia finlandesa: sensores que, instaladas em pontos estratégicos, além de contabilizar quantas pessoas entraram no local, descobre se elas são homens ou mulheres, a faixa etária do cliente, entre outras informações.

Cruzando esses dados com o número de vendas dos lojistas, a empresa oferece um serviço de inteligência para ajudar os varejistas a tomarem decisões de gestão. Francisco Forbes, fundador e CEO da Seed, chama o sistema de “analytics do varejo físico”, em referência ao Google Analytics, serviço que monitora o tráfego em páginas da internet.

“Antes da Seed, eu fundei uma empresa de logística para e-commerces. Comecei a perceber a infinidade de informações as quais as lojas online têm acesso e vi que isso poderia ajudar bastante o varejo físico”, explica o empresário.

Forbes e seu sócio viajaram o mundo e procuraram por cerca de dois anos uma tecnologia que pudesse disponibilizar esses dados. Quando encontraram, na Finlândia, adquiriram a fabricante para que pudessem ser donos da tecnologia. A Seed, então, nasceu em 2014 com investimento de dois fundos alemães e de investidores-anjos.

Além de traçar o perfil do cliente que entra na loja, os sensores da empresa conseguem fazer uma espécie de “mapa de calor”, mapeando quais são os locais mais visitados pelos consumidores. “Isso ajuda o lojista a saber quais são os produtos mais procurados e se aquela promoção está dando resultado, por exemplo”, diz Forbes.  Saiu no site IG.

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