Como a gestão de dados aumenta a eficiência de equipes externas

0 570

Dominar informações é fundamental para criar estratégias de sucesso e se destacar no mercado, além de possibilitar a implementação de melhorias no processo corporativo, sempre com foco no crescimento dos negócios.

Ter conhecimento sobre tudo o que acontece dentro da empresa promove maior colaboração entre as equipes, o que aumenta a produtividade e consequentemente os lucros.  

Quando a gestão de dados é feita corretamente, seguindo uma rotina de buscar, identificar, classificar, armazenar e disseminar as informações, os resultados positivos são refletidos nas boas decisões, que impactam na melhoria de produtos, serviços e engajamento dos funcionários. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Veritas Technologies em dezembro de 2020, com empresas de 15 países, incluindo o Brasil, as organizações estimam que perdem mais de 2 milhões de dólares por ano ao enfrentar os desafios do gerenciamento de dados, sem o uso estratégico das informações. 36% dos líderes de TI dizem que os funcionários são menos eficientes devido aos processos ineficientes de gerenciamento de dados, e 38% afirmam que esse problema torna a tomada de decisões estratégicas mais lenta.

É notório que uma menor velocidade na tomada de decisões ocasiona perda de receita, restringe a economia de custos e diminui a produtividade. 

A pesquisa mostra também que as empresas correm riscos de danos significativos a longo prazo. 95% dos entrevistados dizem que a organização sofreu grandes impactos devido ao mal gerenciamento de dados, como: 

  • Aumento dos custos operacionais
  • Diminuição de produtividade e eficiência dos funcionários
  • Falta de agilidade
  • Baixa competitividade
  • Maior vulnerabilidade a ameaças à segurança de dados
  • Aumento da insatisfação do cliente

Muitos desafios são enfrentados diariamente no mundo corporativo para que as informações sejam coletadas corretamente e utilizadas para auxiliar no planejamento eficiente de ações, oferecendo subsídios necessários que possibilitam a criação de estratégias melhores e resultam em decisões mais assertivas

Esses desafios podem parecer inatingíveis, mas algumas organizações já estão colhendo os benefícios de iniciativas eficazes de gerenciamento de dados, que podem resultar em uma vantagem competitiva valiosa.

O resultado de todo esse processo pode ser visto na redução de custos e de riscos de segurança de dados e principalmente, no aumento da produtividade. Mas para que tudo isso possa ser feito, a organização precisa ter uma abordagem estratégica para o gerenciamento de dados e utilizar a tecnologia certa.

Cultive uma mentalidade estratégica

Para que sejam adotadas iniciativas de gerenciamento de dados, empresas de todos os tamanhos e segmentos precisam pensar estrategicamente. Decidir como será feita a integração de todos os recursos é o início de um planejamento eficiente, que irá garantir o atingimento de metas e o crescimento dos negócios. Para isso, é muito importante investir em tecnologia e adotar uma abordagem estruturada para que se tenha sucesso. 

Adotar a tecnologia certa é um fator de sucesso 

Para empresas que possuem equipes externas e utilizam smartphones e tablets corporativos, a solução mais utilizada por organizações de diversas áreas é o Mobile Device Management (MDM)

Uma solução MDM é voltada para o gerenciamento de dispositivos móveis, que permite que organizações façam uma gestão eficiente de aparelhos corporativos e, principalmente, analise os dados fornecidos pela plataforma, utilizando os indicadores para direcionar as estratégias das equipes, aumentando o foco nas atividades do negócio.

Pela sua natureza portátil, facilidade de uso e pela agilidade que proporcionam na execução de tarefas, assim como no armazenamento/envio de dados, os dispositivos móveis já são muito utilizados como ferramenta de trabalho. Mas é preciso ter cuidado, pois quando são manipulados de forma equivocada, podem se tornar um problema e resultar em falta de foco, consumo de conteúdo inapropriado, perda ou vazamento de informações empresariais sigilosas, aumento na demanda de suporte por parte da equipe de TI e até mesmo criar precedentes legais que venham a prejudicar a companhia.

Uma solução MDM é uma solução integrada e centralizada que permite gerenciar toda a base de dispositivos móveis corporativos, com funcionalidades que incluem segurança das informações e sistemas, gerenciamento de dispositivos em grupos ou individual, gestão de aplicativos instalados, controle de inventário, geolocalização e aplicação de políticas de uso, tudo feito remotamente. 

Utilizada por centenas de empresas no Brasil, América Latina e África, a solução MDM da Pulsus é a mais indicada no mercado. A Jamef, empresa especializada no transporte de encomendas urgentes, é uma das redes que utilizam a ferramenta para fazer a gestão de mais de 800 dispositivos móveis corporativos. 

Segundo Weberson Rodrigues, Analista de Sistemas – TD da Jamef, devido ao volume de celulares disponibilizados aos colaboradores, foi preciso buscar uma solução para facilitar o processo de gestão dos aparelhos corporativos.

Com a solução MDM da Pulsus, a gestão das informações relacionadas aos colaboradores externos ajudou, por exemplo, a entender a maneira como os dados móveis estavam sendo utilizados, o que proporcionou uma economia considerável, uma vez que foi possível alinhar essa demanda da empresa às necessidades dos funcionários, ocasionando aumento na produtividade e economia no pacote de dados

“Entendemos que a gestão efetiva dos nossos aparelhos é parte importante da operação. Se o pacote de dados de um motorista acaba, por exemplo, precisamos que essa informação chegue de forma quase instantânea, para que não prejudique a rota. Ou ainda, se surgir algum problema com os aplicativos instalados, ter uma solução rápida faz toda a diferença”

Weberson Rodrigues, Analista de Sistemas – TD da Jamef Encomendas Urgentes

Métricas e indicadores

Com as análises de dados, as empresas conseguem mensurar o desempenho das equipes e ferramentas utilizadas. Saber como as atividades estão sendo desempenhadas permite que o gestor consiga medir a performance de cada equipe e/ou colaborador, e avaliar o que precisa ser melhorado para que sejam obtidos os resultados esperados.  

A ferramenta MDM da Pulsus, indicada como a mais usada entre as empresas para gerenciamento de dispositivos móveis, disponibiliza relatórios para acompanhamento e gestão de diferentes informações. No relatório de dispositivos é possível visualizar a sincronização dos aparelhos, onde é informada a localização geográfica atualizada. Já o controle de inventário faz a gestão do parque de aparelhos, mostrando a quantidade de dispositivos ativos. 

A solução também permite que a empresa obtenha informações como consumo de dados móveis e quanto cada aplicativo, cada dispositivo e cada grupo consumiu, além de ser possível acompanhar a localização em tempo real e a rota percorrida nas últimas 24 horas, incluindo as indicações de velocidade (km/h). 

Relatórios de ligações, localizações, instalações e uso de aplicativos também estão disponíveis na plataforma.

Começar o quanto antes é a melhor recomendação 

Organizações que executam uma estratégia bem pensada para gerenciamento de dados e utilizam tecnologias apropriadas, irão de fato conseguir gerar valor a partir das informações coletadas e perceber ganhos, como aumento de produtividade, lucratividade e eficiência.

No entanto, não são necessárias estruturas complexas ou implementação de múltiplas ferramentas para que sua empresa comece a gerar dados e extrair insights valiosos. Em casos como este, onde é necessário a reunião de uma quantidade de dados para que seja possível consumi-los e daí obter inteligência, a melhor opção é começar a coletar dados o quanto antes for possível. Sabemos que, para aumentar a precisão das informações (e consequentemente das decisões tomadas sobre elas), na maioria das vezes quanto mais dados melhor, isto significa que é necessário tempo para a criação dessa massa de dados. 

Portanto, quanto antes este abastecimento começar, mais cedo sua empresa poderá aproveitar os benefícios ao tratar os dados como ativos valiosos para tomada de decisão.

A Pulsus, empresa de MDM que entrega em uma única ferramenta a possibilidade de reunir, organizar e extrair dados sobre a utilização de celulares e tablets, oferece um período de testes gratuito da solução sem limites de aparelhos a serem gerenciados. Esta oportunidade pode servir para sua empresa cadastrar os dispositivos e rapidamente começar a construir a coleta de dados que, em um futuro breve, servirão de base para suportar decisões estratégicas.

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.