As melhores ferramentas de criação de logotipo para experimentar em 2022

0 292

Você sabe a importância do logotipo para a marca? Trata-se, sobretudo, da cara da empresa, por isso, deve ser original. Se, inicialmente, era sempre necessário contratar um profissional especializado, isso já não é mais tão necessário. Graças às melhores ferramentas de criação de logotipo para experimentar em 2022, o serviço é muito acessível.

A “logo”, como é popularmente conhecida, agrega valor à empresa, uma vez que faz com que a marca seja reconhecida pelos clientes. Entretanto, apesar de sua importância, contratar alguém para elaborá-la nem sempre é possível. Isso se dá principalmente no começo do negócio, quando o orçamento está mais apertado.

Obviamente, o trabalho de um designer é mais caro pelo processo de criação. Felizmente, o próprio empreendedor pode criar sua logo sem gastar tanto. Por ser um campo em franco desenvolvimento, sempre há ferramentas para facilitar o processo de design e, assim, criar seu logotipo personalizado em 2022.

Como classificar as melhores ferramentas para criar logotipo

Antes de mais nada, é preciso entender os critérios para escolher a ferramenta de criação do seu logo. Logo, você deve avaliar os seguintes pontos:

  • originalidade, isto é, a quantidade de modelos que a ferramenta disponibiliza
  • personalização, uma sequência do critério acima, possibilitando trabalhar em layout, tamanho e cores, por exemplo
  • facilidade, partindo do pressuposto de que você não é um profissional do design
  • preço para criar a baixar o modelo
  • serviços adicionais (cartões de visita, perfil para redes sociais ou avatares, por exemplo)

 

Deste modo, você terá mais propriedade para escolher a ferramenta ideal para a sua realidade.

As melhores ferramentas de criação de logotipo para experimentar em 2022

Com o objetivo de ajudar no seu processo de escolha, trouxemos as ferramentas de melhor avaliação para criar a logomarca. Nesse sentido, apontamos suas principais características, prós e contras.

1     – Logo Genie

O Logo Genie é, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas de criação de logotipo, pois é fácil de usar, além de customizável. Ademais, o usuário tem acesso a ícones diversos, sobretudo com opções tanto coloridas quanto monocromáticas.

 

A ferramenta permite que o usuário edite elementos da marca, por exemplo, cor do ícone, linhas, texto e fundo. Os arquivos, mesmo do pacote mais barato, são exportados em alta resolução. Do mesmo modo, são passíveis de adição de vetores, modificações e adaptações para uso nas redes sociais.

Prós

  • fácil precificação
  • ferramenta simples e de fácil personalização
  • download em PNG, JPG, EPS e outros

 

Contras

Ainda que haja grande variedade de opções, o processo de criação demanda trabalho manual por parte do usuário. Além disso:

  • os preços são um pouco mais altos, com planos a partir de US$ 25
  • ainda que a logo criada tenha direito de uso, você não tem exclusividade, salvo se pagar um custo adicional

2     – Tailor Brands

Fonte: Tailor Brands

 

 

Uma das ferramentas líderes na criação de logotipos, a Tailor Brands é pioneira no uso de algoritmos, isto é, inteligência artificial para esse tipo de trabalho. Para se ter uma ideia, outras marcas contam com as sugestões de criação da empresa para criar designs únicos.

Os arquivos podem ser baixados em PNG, EPS e SVG, indicado para criação de produtos promocionais, redes sociais e materiais gráficos. Oferece planos tanto gratuitos quanto pagos no site disponível em português e, também, em outros idiomas.

Prós

Entre as principais vantagens da plataforma, está a facilidade de uso, uma vez que dispõe de opções de design e edição. Também permite que o usuário tenha consultoria gratuita para ajudar no design, além de preços justos. Nos planos pagos, por exemplo, há uma assinatura mensal a partir de US$ 3,99.

Contras

Por outro lado, o usuário só tem suporte online, além do que ainda há o que melhorar entre as opções de personalização. Nisso, se inclui ajustes mais finos e flexibilidade. Por fim, a escolha das cores só é permitida entre as paletas fornecidas.

3     – Renderforest

Fonte: Renderforest

 

O Renderforest é um criador de logotipo que possibilita o desenvolvimento de um modelo totalmente personalizado. Os desenhos são elaborados em diferentes estilos, por exemplo, plano, aquarela, emblemas e gradientes. O processo de criação é simples, a saber:

  • em primeiro lugar, a pessoa digita o nome da empresa e dá uma breve descrição da atividade
  • em seguida, informa o que pretende sobre a logo de forma sucinta, ou seja, o que imaginou para ela
  • em terceiro lugar, escolhe entre os estilos disponíveis, inclusive pela ferramenta de pré-visualização
  • no próximo passo, customiza o design, escolhendo as fontes, cores, tamanho e ícone
  • por fim, aguarda a sugestão de desenho

 

Um dos diferenciais da Renderforest é usar a Inteligência Artificial na criação dos logos. Ademais, são mais de 50 mil arquivos criados pela equipe de designers, disponibilizados em modelos predefinidos na biblioteca.

Além de simples e intuitivo, os arquivos são gerados em alta qualidade para exportar em PNG e SVG. Outra vantagem importante é ter suporte online, 24 horas e sete dias por semana, pelo e-mail.

 

Por outro lado, apesar da facilidade dos meios de pagamento (PayPal, cartões de crédito e débito), os preços são um pouco confusos. O usuário se perde em meio aos planos disponibilizados, principalmente para pequenas empresas.

Ademais, o plano mensal sai bem mais caro do que o anual. Em contrapartida, também oferece planos gratuitos, o que ajuda negócios menores que não apresentam tanta demanda de criação.

Uma das melhores ferramentas de criação de logotipo para experimentar em 2022, tem mais de 15 milhões de usuários, além de 100 mil empresas.

4     – Wix Logo Maker

Fonte: Wix

Uma das melhores ferramentas de criação de logotipo para experimentar em 2022 é o Wix. Até então atuante na criação de sites, a plataforma dispõe de recursos para criação de marcas e demais materiais gráficos.

Com a finalidade de ajudar o usuário, os modelos são divididos em categorias, além de haver dicas de profissionais. A proposta, porém, concentra-se no conceito de “faça você mesmo”, com a facilidade de uma plataforma mais intuitiva e simples.

Uma vez que o editor dá liberdade criativa, é possível criar logos com fontes e cores diversas, além de posicionar os elementos.  A ferramenta, em si, é gratuita e viabiliza a exportação dos arquivos em PNG. Porém, o download é pago.

Ademais, há pacotes para criação de sites, blogs, cartão de visitas, e-commerces e outros serviços. Por outro lado, apesar de todas as vantagens, a edição final é limitada, o que significa menos opções em comparação com os concorrentes.

Como resultado, são criadas marcas mais simples, sem recursos muito complexos. Por fim, apenas pacotes como o plano profissional dão acesso a opções mais avançadas.

Conclusão

Em resumo, as melhores ferramentas de criação de logotipo para experimentar em 2022 dispensam a contratação inicial de um designer, uma vez que o próprio empreendedor pode usá-las. Entretanto, é preciso avaliar os critérios para escolha conforme a realidade de cada marca.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.