Apple tem planos de mapear o DNA de donos de iPhone, diz site

0 171

A Apple está trabalhando em um aplicativo que guardará informações sobre o DNA de usuários de iPhone. O objetivo é que as informações coletadas sejam usadas para entender como certas doenças funcionam e colaborar com o desenvolvimento de medicamentos. O projeto, feito em parceria com com pesquisadores dos Estados Unidos, é parte do ResearchKit, plataforma lançada pela Apple para fomentar estudos médicos.

De acordo com informações do Technology Review, a Apple não participará da coleta das amostras de DNA. O usuário que quiser fazer parte terá que enviar amostras, como um pouco de saliva, por exemplo, a laboratórios parceiros da empresa. A princípio o programa funcionará somente nos Estados Unidos. Por focar apenas em genes específicos, o exame teria seu preço reduzido, custando cerca US$ 100, em torno de R$ 300. Ainda não ficou claro se esse preço seria custeado pela Apple ou pelo próprio voluntário.

As informações coletadas vão ficar armazenadas na nuvem, como um extenso banco de dados genético. Os dados poderão ser acessados por médicos e instituições de pesquisas credenciadas. O voluntário que fornecer a amostra poderá ter acesso ao seu resultado, por um aplicativo para iPhone.

Ao mapear o DNA, a Apple pode colaborar com informações cruciais para entender como doenças crônicas se desenvolvem, como Parkinson e diabetes. Os resultados preliminares dos aplicativos do ResearchKit devem ser anunciados ainda este ano, durante o WWDC, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de junho, em São Francisco.

A Apple está apostando alto em como os gadgets podem influenciar positivamente a saúde das pessoas. No ano passado, ela lançou o Saúde, aplicativo que compila dados sobre peso, altura e batimentos cardíacos e com o Apple Watch isso foi ainda mais aprimorado. Via techtudo

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.