7 dicas para ter sucesso no e-commerce

0 62

Para quem deseja investir nas vendas online, um dos principais desafios é conquistar o consumidor. Mais do que atrai-lo para o e-commerce, é preciso que finalize a compra e se torne um cliente fiel. “Isso só ocorre se o usuário tiver uma experiência positiva desde o momento da busca do produto até a compra”, diz Gisele Hammerschmitt, supervisora de Inteligência de Produtos Digitais da Jussi. Segundo a especialista,  a experiência não está relacionada apenas ao produto adquirido, mas à percepção que o consumidor tem sobre o uso de aplicativos, sites e e-commerces em geral.

Veja as dicas:

1)   Não exagere nos elementos gráficos

Portais que demoram muito tempo para carregar afastam os clientes. Por isso, não exagere nos elementos gráficos.

2)   Organize a área de buscas e os links

Se o consumidor já sabe o que deseja adquirir, a sua primeira atitude é buscar pelo nome do produto no campo de buscado site. É essencial, portanto, que a filtragem seja feita de maneira correta para que o cliente encontre exatamente o que procura.

3) Teste  o site com usuários reais

Saber  como o  cliente  navega pelo site  aumenta as chances do e-commerce dar certo. Testar o seu protótipo  evita refração, custos posteriores com manutenção, além de tornar o projeto mais assertivo. Mesmo sem o laboratório, porém, é possível fazer uma avaliação mais simples. “Peça para algum amigo ou conhecido navegar pelo site e pergunte o que ele acha. Escolha, de preferência, pessoas que tenham semelhanças com o público que você quer conquistar”, afirma Gisele.

4)   Evite desistências acidentais

A especialista explica que, enquanto navega, o usuário pode clicar em algum link por engano. Se o cliente estava concluindo uma compra ou cadastro, é grande a chance de que ele desista de iniciar o processo novamente. “Exibir alguma mensagem antes de fechar essas páginas é uma forma de evitar desistências acidentais.” O alerta pode ser feito em forma de pergunta curta e direta, como, por exemplo: “Seu formulário está quase completo, deseja sair da página?” ou “Você tem certeza que pretende cancelar a compra?”.

5)   Dê feedback imediato

Nunca deixe o usuário sem resposta. A cada ação do usuário, o sistema deve informar se ele obteve sucesso ou não, alerta a especialista. “Mensagens simples, como ‘O e-mail foi enviado com sucesso’ ou ‘Você precisa preencher o campo de endereço’ informam ao usuário o que está acontecendo e o orientam sobre o que ele deve fazer em seguida.”

6)   Padronize a comunicação da página

Para facilitar a compreensão do usuário, não mude a localização dos elementos visuais a cada clique. “Mantenha o padrão para que o cliente, em qualquer página, saiba onde encontrar cada informação”, afirma a especialista. Essa observação também vale para a escolha dos ícones. “Não utilize ícones diferentes para indicar uma mesma função, pois isso dificulta a identificação do usuário.

7)   Disponibilize uma área de ajuda

Dúvidas sempre surgirão, portanto é fundamental oferecer ao cliente um espaço online onde ele possa esclarecê-las. “Uma página que reúna perguntas frequentes pode solucionar parte das questões”, explica. Além disso, uma boa alternativa é disponibilizar um chat online. “É um atendimento personalizado e sem custo para o consumidor. É preciso, porém, garantir que as respostas sejam rápidas, em tempo real, para que o consumidor não se sinta frustrado e desista da compra.”

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.