5 dicas para evitar o abandono de carrinho no e-commerce

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Segundo os dados mais recentes da SaleCycle, cerca de 70% das pessoas que adicionam itens ao carrinho no e-commerce desistem da compra. Trata-se de um dos maiores problemas do setor: o cliente entra no site, adiciona itens ao carrinho, mas não finaliza as compras.

A Appmax, startup gaúcha que desenvolve soluções de pagamentos para e-commerces e negócios digitais de pequeno e médio porte, lista abaixo 5 passos para compreender esse problema e tentar resolvê-lo.

1- Invista na confiabilidade do seu site

Um dos principais motivos que podem levar os clientes a desistirem da compra é relacionado à confiança no site e nas informações disponíveis sobre os produtos. O cliente pode não se sentir confortável para fornecer seus dados e realizar uma transação no cartão, por exemplo. Uma forma de contornar isso é oferecer informações detalhadas sobre os produtos e serviços, canais de contato, políticas, certificados, entre outros. Outra estratégia simples e que poucas lojas de pequeno e médio porte investem é a exibição de avaliações de quem já comprou os produtos. Isso gera confiança no comprador e pode incentivá-lo a efetuar a compra.

2 – Tenha atenção ao valor do frete

O preço do produto pode até ser atrativo para o consumidor, mas na hora em que ele adiciona ao carrinho de compras e descobre que o valor do frete será muito alto para o seu endereço, acaba não finalizando a transação. Custos extras como impostos e taxas também interferem diretamente na decisão de compra do cliente, principalmente se forem somente atualizados na hora do checkout. Oferecer frete grátis se o cliente comprar um valor mínimo ou uma determinada quantidade de itens por pedido é uma das soluções.

3 – Fique de olho nos concorrentes e invista em cupons de desconto

Quem compra pela internet está acostumado a pesquisar produtos, comparar preços e avaliar qual mercadoria de determinado e-commerce traz mais benefícios para o bolso. Oferecer frete grátis ou uma entrega mais rápida do que a concorrência pode ajudar, mas se ainda assim o valor continua muito elevado, as chances de desistência da compra continuarão altas. Uma das saídas pode ser a oferta de cupons de desconto. De acordo com uma pesquisa feita pela Statista, 8% dos potenciais clientes abandonam o carrinho de compras por não encontrarem nenhum código ou cupom de desconto. Oferecer descontos em pop-ups, banners e barras laterais pode despertar a atenção do consumidor e evitar que ele desista do seu produto.

4 – Faça campanhas online

Muitos consumidores, antes de concluírem uma compra, fazem buscas na internet pesquisando o nome ou modelo do produto para ver se encontram o mesmo item por um preço mais atrativo. É nesse momento que loja pode se destacar ou não da concorrência, se não tem campanhas de pesquisa ou shopping no Google Ads, outros sites de e-commerce certamente terão, e as chances de perder a venda mesmo depois do cliente ter adicionado o produto no carrinho serão grandes, já que ele pode ter encontrado o produto por um melhor preço ou até mesmo em promoção a partir de um anúncio. Outra opção é o remarketing, que consiste em fazer anúncios direcionados ao visitante da loja que abandonou itens no carrinho. As campanhas de remarketing ativas em plataformas como Facebook Ads, Google Ads ou Criteo mostram anúncios no acesso a redes sociais ou visita a algum site específico.

5 – Checkout fácil e prático

Contar com um processamento de pagamentos completo e ágil é uma das estratégias mais importantes para maximizar as conversões e evitar perder qualquer venda. Pedir para que os clientes forneçam muitas informações ou até mesmo exigir a criação de uma conta para fazer uma compra pode ser motivo de desistência. Muitos consumidores não se sentem confortáveis em disponibilizar seus dados pessoais ou perder muito tempo preenchendo longos formulários ou realizando cadastros para fazer uma única compra. As compras online devem ser simples e rápidas, cada atividade que exige um esforço extra pode desencorajar os potenciais clientes. Com um checkout otimizado, ágil e que ofereça diversas opções de pagamento, é possível aumentar as chances de venda no e-commerce ao garantir uma melhor experiência para quem está na etapa decisiva de compra.

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