Preço do azeite de oliva extra virgem sobe 37% em 1 ano

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Segundo dados da GfK, uma das maiores empresas de pesquisa no mundo, que monitora os preços de milhares de produtos nos supermercados de todo o Brasil – o azeite de oliva extra virgem é um dos produtos com maior alta de preços entre junho de 2015 e junho de 2016.

Em breve, temperar a salada pode se tornar um luxo. O azeite de oliva, item que nos últimos anos conquistou mais espaço na mesa do brasileiro, apresentou aumentos significativos de preços em 2016 e não mostra sinais de retração.

Segundo levantamento da GfK, o preço da versão extra virgem embalagem 500 ml variou 37% em junho de 2016 comparado ao mesmo período no ano anterior, atingiu o patamar médio de R$ 21,27.  A alta acumulada nos primeiros seis meses de 2016 é de 15%, três vezes maior que o IPCA do período.

Escassez mundial e alta do dólar

“O aumento do preço do azeite não atinge apenas o Brasil, mas sim o mundo todo, influenciado principalmente pela menor oferta disponível no mercado. Grandes produtores globais como Espanha e Itália tiveram suas produções danificadas devido à secas, ao calor fora do esperado, e também doenças que atingiram as oliveiras e prejudicaram os frutos”, diz Marco Aurélio Lima, diretor da GfK.

Segundo dados do Comitê Oleícola Internacional, a produção global de azeite caiu em um terço no ano passado e segue com perspectivas nada otimistas.

No Brasil, que depende de importações para abastecer o mercado interno, a pequena produção nacional do produto também foi prejudicada por questões climáticas. “A alta constante do dólar até Janeiro deste ano impulsionou os preços, mas sua retração nos últimos meses ainda não se mostra suficiente para normalizar o repasse ao consumidor”, diz Lima.

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