Pompéia avalia abrir lojas

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Inaugurada em agosto de 2014 para complementar a oferta de canais de atendimento aos clientes, a loja virtual da varejista gaúcha de vestuário Pompéia será usada para mapear as oportunidades de expansão física em outros Estados. A ideia é aprofundar os estudos em 2016 e instalar a primeira unidade fora do Rio Grande do Sul em 2017, junto com a esperada recuperação do setor depois de dois anos de economia em queda e consumidores retraídos.

A superintendente de marketing e vendas do grupo Lins Ferrão, dono da Pompéia e da rede de moda jovem Gang, Carmen Ferrão, diz que não é possível antecipar por onde este processo vai iniciar, mas em outubro o segundo mercado para o comércio eletrônico da empresa foi o Estado de São Paulo, com 25% de participação, atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 28%. O Sudeste respondeu por 43% e as cidades que mais compraram foram, pela ordem, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Neste ano a loja virtual deve contribuir com 0,5% do faturamento da Pompéia, estimado em R$ 653 milhões – e equiparar-se às vendas de uma unidade física de pequeno porte. Junto com a Gang, adquirida em 2013 já com uma operação de comércio eletrônico em funcionamento, a receita bruta do grupo que completa 62 anos em 1o de dezembro deve chegar a R$ 733 milhões, com alta nominal de 5% sobre 2014, diz a executiva.

“Nosso desafio agora é tornar a marca reconhecida nacionalmente”, reforça Carmen. Para isso, a rede começou a desenvolver ações publicitárias e de marketing com alcance em todo o país, incluindo anúncios no canal de TV GNT e em revistas especializadas em moda, além de participações em eventos como São Paulo Fashion Week (SPFW) e Rock in Rio. Em dezembro a companhia pretende abrir uma loja-conceito de 600 m2 em Gramado, de olho nos 6 milhões de turistas que visitam a cidade na serra gaúcha todos os anos.

O plano ainda não foi detalhado, mas a tendência, segundo a superintendente, é que a expansão nacional da bandeira ocorra aos poucos, com a abertura de lojas físicas em regiões consideradas “estratégicas”. No Rio Grande do Sul, os 74 pontos de venda ficam em cidades acima de 30 mil a 40 mil habitantes, mas fora do Estado os alvos deverão ser praças maiores do que essas.

Conforme Carmen, a Pompéia é uma varejista “pop” focada na chamada “fast fashion”, a moda a preço mais acessível e de rápida renovação. Até o ano passado, as coleções duravam dois a três meses, mas agora elas são atualizadas todos os meses e as lojas trabalham com estoques menores para reduzir a necessidade de remarcações. A rede tem nove marcas próprias de moda feminina, masculina e infantil, como Flik, Kid+, Cia Mulher e Elétron, além de produtos de cama, mesa e banho.

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