Exclusivo: Como trabalhar as principais categorias de limpeza caseira no PDV

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Sob a premissa de que os números não mentem, podemos afirmar que a cesta de limpeza caseira tem dado um banho na tão falada e declarada crise econômica. Dados levantados pela Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins, em seu recente anuário, revelam que o setor em questão cresceu 17% nos últimos cinco anos em território nacional. Segundo a entidade, esse mercado movimenta mais de 17 milhões de reais por ano, mantendo o Brasil na quarta posição mundial no comércio de itens de limpeza para o lar. Atentas, as grandes indústrias, calcadas na inovação e na praticidade, mantêm o ritmo acelerado dos lançamentos, a fim de atraírem os olhares e o bolso do consumidor. Por sua vez, para não perder tempo e otimizar operações que incluem aproximadamente vinte categorias em uma única cesta de produtos, o atacadista distribuidor tem investido em tecnologias para atender à demanda constante do cliente varejista por produtos de limpeza.

Mix de valor

Reunimos a seguir as principais categorias e os números de mercado que movimentam o universo da cesta de limpeza caseira.

Água sanitária – Esse mercado movimenta cerca de 1,5 bi de reais por ano. É reconhecido pela eficiência com que realiza a limpeza pesada do lar e demonstra um crescimento médio de 5% em vendas anuais. Dica: Tenha em seu portfólio marcas líderes e embalagens econômicas.

Desodorizador sanitário – Apresenta crescimento significativo tanto em volume como em faturamento. De acordo com o “Anuário Abibla 2015”, o mercado de desodorizadores sanitários conquistou um faturamento positivo de 16,7% e um acréscimo de 7,4% no volume vendido. Dica: Ajude o cliente varejista a posicionar o produto nas proximidades de itens como panos de limpeza, rodos e alvejantes, indicando um mix ideal para limpeza sanitária.

Detergente para louça – A categoria apresenta um crescimento anual de 2,5% no volume de vendas e 11% em faturamento. Embora o crescimento seja tímido, o produto é considerado pelos consumidores indispensável na limpeza doméstica. Os investimentos em produtos mais versáteis são tendência nesse mercado. Dica: Com um leque de grandes marcas e linhas, trabalhe com os itens que oferecem melhores performances e lembre seu cliente varejista de posicionar o produto perto da lã de aço.

Esponja sintética – Solidamente consolidado, o segmento segue em alta no mercado brasileiro. A indústria tem investido cada vez mais em versões que ajudam os consumidores na limpeza dos diversos tipos de superfícies e sujeiras. Por conta deste e de outros fatores, a categoria cresce anualmente em volume a um compasso de 7%. Dica: Produto parceiro do detergente para louça, também é usado para limpeza de outras superfícies. É preciso lembrar que o consumidor é fiel às marcas dessa categoria. Então, aproxime do cliente a sua operação e ofereça a ele a melhor opção.

Limpadores concentrados – Os produtos concentrados de limpeza são conhecidos como multiusos e, como o nome diz, podem ser usados em diversas áreas do lar. A penetração de mercado da categoria é de 14% em faturamento e 5,5% em volume. Dica: Alinhe a sua estratégia comercial junto ao fornecedor para lhe oferecer materiais ilustrativos no ponto de venda e indique pontos estratégicos, como pontas de gôndola, para o varejista gerar compras por impulso.

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