Conheça os principais jargões corporativos

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imagem_release_664910Quem busca o primeiro emprego ou até mesmo um estágio pode desconhecer os principais jargões utilizados pelas empresas, seja em entrevistas, reuniões e no próprio decorrer do trabalho. Essas colocações ou palavras, geralmente da língua inglesa, facilitam a comunicação entre os profissionais e ajudam no entendimento dos assuntos em pauta, porém, em excesso, podem confundir e gerar dúvidas. Segundo a Headhunter e Executive Coach, Luciana Tegon, quando o profissional começa em determinada atividade ou empresa, deve buscar informações com colegas e gestores sobre o vocabulário adotado por eles. “Se você não entendeu algo que extrapola o conteúdo básico a ser dominado pelos profissionais, pergunte imediatamente. Quanto mais novo você for, tanto na área como na empresa, mais toleráveis serão suas dúvidas”, revela a especialista.

Como as gírias, utilizar jargões não usuais pode dar a impressão de desatualização. Portanto, Tegon lista os principais para garantir um vocabulário corporativo completo e seus significados:

Alinhar: garantir que todas as partes envolvidas estejam atuando com o mesmo propósito e seguindo as mesmas diretrizes.

Background: experiência e conhecimento pessoal ou profissional.

Branding: trabalho de construção e fortalecimento de marcas no mercado.

Brainstorming: termo em inglês que significa tempestade cerebral, representa uma oportunidade para expor ideias livremente, sem censura, como ponto de partida para um projeto.

Briefing: usado como sinônimo de relatório, é o resumo de informações feito a partir de coleta de dados.

Budget: orçamento.

Case: estudo de caso. Uma história que descreve assunto vivido pela empresa.

CEO (Chief Executive Officer): sigla para denominar o profissional que ocupa o cargo mais alto na hierarquia da empresa.

Coaching: treinamento feito por um consultor chamado de coach (treinador, em inglês) que visa o crescimento pessoa e profissional por meio de cumprimento de metas.

Deadline: prazo final.

Empowerment: delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. A versão “empoderamento” também é usada.

Expertise: sinônimo de especialidade. Também pode se referir ao conhecimento técnico de um profissional.

Feedback: usada como sinônimo de “retorno”, é uma ferramenta de gestão por meio da qual se faz uma avaliação do desempenho de um profissional.

Follow up: acompanhar uma discussão ou um debate, retomar temas em busca de uma solução. Também pode significar acompanhamento de projeto, negócio ou cliente, revisão de tarefas que ficaram pendentes.

Headhunter: caçador de talento.

Insight: usa-se esse termo quando se tem uma ideia não convencional ou se encontra a solução para um problema.

Job: trabalho eventual ou sazonal, que não é fixo.

Know How: conhecimento para fazer e executar.

Layout: plano, arranjo, esquema, design ou projeto.

Networking: rede de contatos.

Outplacement: quando a empresa acompanha eventuais demissões com aconselhamento, orientação e estímulo para recolocação no mercado.

Ombudsman: profissional ou departamento que tem a função de receber críticas, sugestões e reclamações da empresa. Media conflitos entre as partes.

Período sabático: quando o profissional decide se afastar do trabalho por um tempo prolongado, com expectativa de retorno.

Resiliência: capacidade de superar obstáculos sem surtar e contribuindo para a mudança.

Schedular: do termo em inglês schedule (agenda), é agendar.

Turnover: rotatividade, ou movimento de admissões e desligamentos de funcionários.

Workaholic: pessoa viciada em trabalho.

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