Comércio eletrônico aposta em artigos temáticos

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Pelo menos é o que esperam as lojas de decoração e artigos de festa que comercializam esses itens via internet. Diversos estabelecimentos têm reforçado os estoques de chapéus, tiaras, bandeiras, camisetas e cornetas para atender à demanda dos torcedores, que intensificaram a procura pelas peças logo após o carnaval.

Os itens começaram a ser vendidos, no entanto, no ano passado, durante a Copa das Confederações – porém de maneira mais tímida.

Para calcular a quantidade de produtos a serem comprados, os comerciantes se basearam na Copa do Mundo de 2010, quando muitos começaram a vender as peças temáticas em suas lojas online. A diferença é que neste ano a Copa será no Brasil, portanto, os fornecedores incrementaram seus portfólios e ofereceram mais produtos temáticos. 

“Este ano, temos muitas novidades”, ressalta Gustavo Luca, sócio proprietário da Animafest, empresa especializada em fantasias e artigos para festas, que conta com lojas físicas e online. Ele diz que, na abertura da empresa, em 2006, a comercialização de produtos temáticos para a Copa do Mundo foi importante para o crescimento do negócio.

Outra loja que apostou nas vendas de artigos para animar os torcedores durante a Copa do Mundo é a Magazine 25, que iniciou as atividades em 2006, com a loja online, e hoje possui loja física no centro de São Paulo.

A empresa espera crescimento de 25% nas vendas gerais em virtude da competição. “Estamos com o estoque bem preparado e investimos na variedade, mas a saída dos produtos vai depender muito do desempenho do Brasil. Se chegar até a final, podemos vender o mês inteiro. Se for campeão então, venderemos até o final do ano”, aposta o coordenador de marketing, Milton Cândido.

Ele relata que muitas mães aproveitaram o clima de Copa de Mundo para fazer deste o tema das festinhas infantis, aumentando as vendas de itens para decoração verde e amarelo desde o começo do ano.

“A primeira vez que nos preparamos para vender itens para a Copa foi em 2010, principalmente, porque os fornecedores ofereciam. Mas, depois da experiência de aumento de 25% nas vendas em junho e julho daquele ano, resolvemos nos preparar melhor para 2014”, conta. 

Ao buscar artigos temáticos na internet, muitos consumidores acessam o site das lojas pela primeira vez e acabam guardando o nome da empresa para as próximas compras. “A Copa ajuda muito a divulgar a empresa e gera clientes recorrentes, que voltam a comprar na loja em datas como o carnaval e o halloween”, concorda Gustavo Luca, da Animafest.  Mas e o que fazer com os itens que sobrarem? A ideia é aproveitar as Olimpíadas de 2016, também no Brasil, para vender o que ficou no estoque este ano.

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