8 coisas que você nunca deveria fazer no trabalho

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É senso comum que funcionários devem seguir algumas regras básicas de comportamento no trabalho, como evitar atrasos, respeitar superiores e cumprir prazos de tarefas e projetos. No entanto, uma boa postura corporativa vai além disso e pequenos deslizes podem comprometer sua ascensão na carreira.

Como alguns erros podem passar despercebidos no dia a dia, a CNN Money separou oito atitudes que é melhor evitar no ambiente corporativo se quiser ter sucesso na carreira.

1 – Reclamar demais

Uma coisa é expressar ocasionalmente seu descontentamento com a forma como as situações de trabalho estão sendo tratadas, mas se você entrar em uma rotina de reclamações, é melhor mudar sua atitude. Em primeiro lugar, ninguém gosta de alguém que só reclama. Mais do que isso, quanto mais você reclama sobre o trabalho, maior será a sua chance de dizer algo em voz alta que pode te causar problemas.

Se está tendo dificuldade em lidar com sua carga de trabalho ou com um colega problemático, converse com seu parceiro, amigo ou terapeuta e mantenha a calma enquanto estiver no trabalho.

 2 – Se voluntariar o tempo todo
Ir além dos seus deveres é uma boa maneira de cair nas graças do seu chefe e, possivelmente, até mesmo avançar na carreira. Mas uma coisa que você não deve fazer é ser aquela pessoa que está constantemente se oferecendo para assumir mais trabalho ou ajudar outras pessoas. Você corre o risco de que os outros aproveitem de sua bondade e ainda ficará disperso e seu desempenho geral pode cair.

 3 – Se vestir inapropriadamente
Atualmente, muitos escritórios estão adotando o ‘dress code’ casual e, embora isso possa ser bom para seu conforto e seu bolso, também abre a porta para decisões ruins. Não importa quão descontraído seja o seu ambiente de trabalho, não cometa o erro de usar roupas que sejam muito reveladoras, rasgadas ou simplesmente que não foram passadas.

Nessa linha, evite camisetas com frases ou slogans potencialmente ofensivos. Você tem muitas oportunidades para se expressar fora do escritório e uma coisa é trocar suas calças sociais por calças jeans, e outra coisa é ir com uma roupa divertida que te exponha descaradamente em seu meio corporativo.

 4 – Falar sobre política
Na maior parte dos ambientes corporativos eventualmente ocorrem conversas não relacionadas ao trabalho. No entanto, embora seja bom falar sobre seus planos para o fim de semana ou se envolver em algumas conversas leves relacionadas a esportes, por exemplo, trazer política para o local de trabalho geralmente é uma má ideia – especialmente nos dias atuais.

Política é um assunto pessoal e as discussões em torno do tema tendem a esquentar e a última coisa que você quer é criar uma atmosfera de intriga porque você e um colega não concordam em algum aspecto.

 5 – Espalhar fofoca
Ninguém gosta de fofoca, mas essa não é a única razão para evitar a propagação de rumores ou falar mal de seus colegas de trabalho, ainda que você tenha justificativas. Sob circunstâncias erradas, você pode acabar com uma grave violação de lei em suas mãos, que pode ser enquadrada como injúria, calúnia ou difamação. Se você realmente precisa conversar sobre isso, procure um amigo e tenha essas conversas fora do escritório.

 6 – Gastar muito tempo em ligações pessoais, mídias sociais ou qualquer outra coisa que não esteja relacionada ao trabalho
Mesmo se você trabalha em um escritório ocupado e movimentado, há uma boa chance de alguém acompanhar seus hábitos. Pode ser o seu chefe direto ou um colega de trabalho, alguém provavelmente notará que você está gastando horas navegando em redes sociais ou mantendo conversas pessoais no telefone.

Além disso, você nunca sabe quais dados sua empresa pode estar rastreando. Por isso, se estiver usando a rede w-ifi da empresa ou internet de banda larga, fique atento aos hábitos que possam te causar problemas.

 7 – Trabalhar doente
Muitas empresas não sabem a diferença entre dia de folga e licença médica, o que significa que, se você estiver não estiver muito mal, talvez tente se arrastar para o escritório e reservar as folgas que eventualmente tenha  em banco de horas para fazer algo divertido.

Embora seja normal trabalhar com um resfriado moderado, se estiver com febre, tossindo ou com qualquer tipo de transtorno digestivo grave, você estará fazendo um favor aos seus colegas de trabalho ficando em casa.

Explique ao seu chefe que você está bem o suficiente para trabalhar, mas está com algo contagioso e você provavelmente conseguirá permissão para fazer seu trabalho em casa.

 8 – Roubar a comida do seu colega de trabalho
Essa dica não poderia faltar. De todos os pecados cometidos no local de trabalho, talvez não haja algo mais absurdo – e comum – do que pegar algo da geladeira quando ninguém está olhando e se servir de uma refeição que não é sua.

Tempos desesperados podem exigir medidas desesperadas, mas se você estiver atarefado demais para comprar um sanduíche em uma lanchonete próxima, peça a um colega de trabalho que faça isso por você e mantenha suas mãos longe da comida das outras pessoas.

Fonte InfoMoney
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