5 dicas de como gerir bem o estoque no Natal

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O Brasil vive um momento econômico delicado e os consumidores acabaram pisando no freio em relação ao consumo. Porém, essa fase não precisa ser ruim para os negócios, se o empresário souber transformar a crise em oportunidade. E como fazer isso? Gerenciando seu estoque da forma correta.

Pensando nisso, a gerente de Operações e Novos Negócios da WCA Inteligência de Negócio, Denize Sarmiento, listou 5 dicas de como gerir o estoque nessa época do ano:

1.Demanda calculada: é importante estimar quanto será vendido de cada produto, dessa forma evita-se um gasto desnecessário com produtos que podem encalhar. Conhecer o histórico de vendas da loja é decisivo neste caso, pois comparando o comportamento ano a ano, o empresário pode prever, aproximadamente, de que forma os consumidores irão comprar”, acrescenta.

2.Qualidade na entrega: não escolha seus fornecedores apenas pelo preço, flexibilidade e tempo de entrega são fatores mais importantes para essa época do ano. “Dessa maneira, o empresário não corre o risco de ficar desabastecido, e consequentemente, jogar o cliente no concorrente”, explica.

3. Reposição eficiente: mantenha as gôndolas sempre bem abastecidas, principalmente, com os produtos que são levados em maior quantidade, como panetones e espumantes. “Não deixe que seu cliente não encontre a quantidade de produtos que deseja, pois com o tempo mais escasso, ele poderá buscar um local que ofereça tudo que ele deseja”, completa.

4.Promoção e queima de estoque: quando algum produto encalhar na loja, não demore muito para lançar alguma promoção com os itens, assim, você poderá atingir aqueles consumidores da última hora.

5.Automatização: para que o estoque seja bem gerenciado, mantendo um histórico de entrada e saída de produtos, não haverá erro na hora de comprar produtos no próximo ano e, além disso, o empresário poderá focar seus recursos financeiros nos produtos que mais agradam seus clientes.

De olho nessas cinco dicas, ficará mais fácil manter o estoque organizado e com os produtos que atendam a demanda nesta época do ano. “Lembre-se sempre de ver o que o concorrente anda fazendo e avalie sua região, considerando que em determinados lugares um produto sai mais que o outro”, finaliza Denize.

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