A Unilever manteve inalterada meta de crescimento de vendas no ano apesar de uma forte performance no primeiro trimestre, já que espera que os mercados ao redor do mundo permaneçam desafiadores.
A anglo-holandesa disse esperar que os mercados emergentes – onde obtém mais da metade de suas vendas – se tornem mais difíceis neste ano, conforme economias na América Latina e África lidam com as consequências de preços mais baixos de commodities e o crescimento em outros locais arrefece.
“Esperávamos mercados mais difíceis e estamos encontrando mercados mais difíceis”, disse o vice-presidente financeiro da Unilever, Graeme Pitkethly, à Reuters.
Excluindo o impacto de mudanças cambiais, as vendas recorrentes da Unilever subiram 4,7%, em linha com as expectativas de analistas, conforme um consenso fornecido pela empresa.
O resultado ficou próximo do limite superior da meta de 3 a 5% para o ano cheio.
A quantidade de produtos vendidos pela Unilever subiu 2,6% no período, melhor que o esperado, embora os preços tenham avançado 2%, o que ficou abaixo das expectativas de analistas.
O volume de negócios caiu 2% para 12,5 bilhões de euros, afetado pelas moedas mais fracas em locais como Brasil e Argentina.