Sucos prontos ganham espaço na lista de compras da classe C

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Tomar um refrescante suco sem perder tempo cortando frutas ou sujando o liquidificador. O interesse crescente por novos itens de consumo faz com que o produto esteja cada vez mais presente no carrinho de compras dos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela Kantar WordPanel. Entre as 76 categorias pesquisadas, esse tipo de bebida registrou a maior alta em volume de unidades comercializadas no primeiro semestre do ano passado, com um crescimento de 23,7% em comparação com os seis primeiros meses de 2012.

Adalberto Viviane, proprietário da Concept, empresa de marketing e comunicação com atuação nos segmentos de bebidas e alimentação, ressalta que, na última década, o perfil socioeconômico do País mudou muito, especialmente com o fortalecimento da classe C. “Essas pessoas têm o desejo de consumir novas categorias de produtos e os sucos prontos para beber surgem como uma alternativa teoricamente mais saudável ao refrigerante”, diz. Avaliando por esse aspecto, o especialista reconhece uma oportunidade de crescimento da categoria, que vai se consolidar ainda mais quando o hábito de tomar suco pronto estiver ainda mais arraigado.

Leandro Teixeira, gerente de Marketing da marca AdeS, pertencente à Unilever, diz que a empresa prefere trabalhar com as embalagens cartonadas pelo fato de elas permitirem a não utilização de conservantes no produto. “Por outro lado, justamente por não fazer uso de conservantes, esses recipientes exigem um cuidado extra no manuseio, desde os centros de distribuição, passando pela gôndola, até a casa do consumidor”, diz o executivo.

“Portanto, diante do aumento da demanda, é importante que tanto a nossa curva de estoque interno como o calendário de ativações reflitam essa sazonalidade”, avalia. Exclusivamente para a temporada de verão 2013-2014, atendendo aos pedidos principalmente dos consumidores, a empresa relança a edição limitada sabor Limonada, que já havia sido lançada em 2009 e que volta ao mercado por conta dos pedidos dos consumidores. “Para alavancar as vendas da categoria, pontos extras bem localizados e uma correta exposição em gôndola são as principais dicas”, sugere.

Venda mais

• Aposte no portfólio diferenciado, com diversas marcas, preços e embalagens para consumo individual ou em família;

• Nos pontos de venda mais distantes, um bom material de comunicação visual garante um destaque diferenciado, chamando a atenção do consumidor;

• Trabalhe em parceria com a indústria promovendo concursos culturais, participando das reuniões de comitê de clientes das lojas e realizando visitas às fábricas em parceria com esses clientes.

 

Leia a matéria completa na versão eletrônica da Revista DISTRIBUIÇÃO, edição 252 – Janeiro 2014. Acesse aqui!

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