Seminário discute desafios do transporte rodoviário de cargas

0 190

“Os desafios de segurança enfrentados pelo setor do transporte de cargas são muitos. Faltam motoristas profissionais no mercado e o número de acidentes envolvendo caminhões ainda é alto. A Volvo sempre empenhada em contribuir com a segurança nas estradas promove debates para buscar caminhos que contribuam para a redução de acidentes envolvendo caminhões no país, mas também discutir ações que contribuam para valorizar a imagem do setor e a profissão”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa da Volvo.

O primeiro debate, realizado na última quinta-feira (4) em Curitiba, que reuniu entidades de classe e transportadores, apontou que, entre as soluções para melhorar a qualidade de vida do motorista e reduzir os acidentes está o cumprimento e fiscalização da Lei 12.619, que regulamenta a profissão e limita a jornada de trabalho; e treinamentos que contribuam para formação de novos motoristas e a qualificação comportamental e técnica dos profissionais que já atuam na área.

“A regulamentação da profissão é ponto importantíssimo para aumentar  a segurança rodoviária na medida em que, respeitando os limites de horas de direção, o motorista estará em melhores condições para dirigir com mais segurança e consequentemente evitar situações de riscos que podem resultar em acidentes. Mas, para isso, é necessário que haja fiscalização para que a lei seja cumprida”, declara Luiz Carlos Podzwato, diretor executivo do Setcepar (Sindicato das empresas do transporte de cargas do Paraná). “Precisamos encontrar formas de atrair pessoas para este mercado, para que possamos cumprir os prazos de entrega”, ao informar que só no Estado do Paraná já estão trabalhando 50 colombianos como motoristas.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.