Santa Helena quer desenvolver setor de candies com novos distribuidores


As festas juninas e julhinas terminaram há poucos dias, mas o consumo de amendoim e de doces derivados dele não. Para a Santa Helena, detentora da tradicional marca Paçoquita, o arraiá de vendas acontece durante todo o calendário anual com energia e disposição. Luís Bertella, diretor-comercial da empresa paulista, comenta que o gerenciamento por categorias é fundamental para desenvolver uma marca campeã de vendas. “Os pontos extras dão grande visibilidade ao segmento de candies e snacks e facilitam o momento de compra do shopper, além de incentivar a aquisição de itens que não tinha sido planejada”, explica. Com distribuição em todo o território nacional, agora a Santa Helena se empenha em desenvolver novos distribuidores em áreas estratégicas que demonstram boas oportunidades comerciais.

Como a empresa avalia o atual consumo de amendoim e derivados no País? Em comparação com o ano passado, as vendas melhoraram? No período das festas juninas, sempre ocorre um aumento de consumo do amendoim. No nosso caso, esse aumento é de cerca de 10%. Nosso aumento de vendas também ocorre pelo trabalho que a Santa Helena vem fazendo em relação ao gerenciamento por categorias, mostrando para os varejistas as vantagens de aumentar o espaço para esses produtos, que contribuem com margens melhores e valor agregado, praticamente sem restrições por parte do consumidor.

Qual é a representatividade do setor atacadista na operação da empresa? O setor atacadista sempre foi importante e continua sendo representativo para a Santa Helena. O setor desempenha um papel fundamental no nosso negócio, principalmente nesse período de festas.

Como o distribuidor pode melhorar as vendas dessas categorias em volume junto ao pequeno comércio?  A dica consiste em avaliar o melhor mix de produtos para cada tipo de loja, precificar corretamente, de modo a garantir margem para toda a cadeia, mas também estar dentro do que o consumidor quer pagar, além de dispor de uma boa exposição na área de vendas, no ponto natural e em pontos extras. Os pontos extras dão grande visibilidade ao segmento  de candies e snacks e facilitam o momento de compra do shopper, além de incentivar a aquisição de itens que não tinha sido planejada.

Como você enxerga a busca do consumidor por produtos mais saudáveis e o que a companhia tem feito em relação a isso? As pessoas estão cada vez mais preocupadas com qualidade de vida, e os alimentos que consomem têm participação fundamental nisso. Os consumidores querem saber sobre a origem dos alimentos e como eles são feitos, além de se preocuparem com a quantidade dos ingredientes. Quando encontram produtos que oferecem os benefícios que estão buscando, estão dispostos a pagar mais por isso! A Santa Helena lançou, há pouco mais de um ano, a marca Cuida Bem, que era inovadora e que buscava, por meio de produtos saudáveis, levar sabor, equilíbrio e conveniência aos seus consumidores. Entre os seus principais diferenciais estavam o fato de ter em sua linha produtos com zero adição de açúcares, zero adição de sódio e baixo teor de gorduras. Toda formulação da linha foi desenvolvida por uma equipe de nutricionistas.

Qual é o carro-chefe da empresa e o quanto ele representa em porcentagem nas vendas? Ainda é a Paçoquita, mas os amendoins também são muito procurados. Mendorato, Crokíssimo e Amindus são as principais marcas, e são muito consumidas em momentos de confraternização da família e amigos e também na hora do futebol.

A Santa Helena tem planos de expansão para alguma região? Pretende fechar novas parcerias comerciais com distribuidores? A Santa Helena já está presente em todo o País, e já conta com parceiros distribuidores em todas as regiões. Nosso plano de crescimento passa pelo desenvolvimento de novos distribuidores em algumas áreas que nos mostram ter oportunidades.

Sobre lançamentos, quais são os mais recentes e quais serão apresentados nos próximos meses? A Paçoquita Cremosa com Chocolate, lançada no início deste ano, foi uma surpresa agradável para os nossos clientes, pois uniu dois sabores que já faziam parte do dia a dia desses consumidores. Novos sabores da linha de snacks de amendoim Amindus também chegaram para completar o portfólio. A grande novidade, porém, é a Linha Aperitivo, na qual os amendoins são apresentados em potes individuais, e também em bandejas mistas com vários sabores. São produtos com diferenciais únicos na categoria de amendoim em potes: envasados sem contato manual e com garantia de qualidade e procedência, além de terem validade de seis meses, pois são envasados a vácuo e com atmosfera modificada, o que mantém os grãos crocantes e saborosos por mais tempo.

Confira essa e outras matérias da Revista Distribuição – ed agosto – clicando aqui!


Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.