SABMiller rejeita a oferta de compra da AB InBev

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A cervejaria SABMiller rejeitou a oferta informal de compra feita pela gigante Anheuser­Busch InBev (AB InBev) por considerar o valor muito baixo.

A AB InBev fez uma oferta de até 68,24 bilhões de libras (US$ 104,1 bilhões). A oferta agora divulgada foi considerada baixa. A SABMiller afirmou em comunicado que a mais recente oferta realizada para sua compra, feita pela AB Inbev, “ainda subvaloriza significativamente a SABMiller”.

De acordo com a companhia que foi alvo da oferta, a AB InBev aproveitou o momento para tirar vantagem do preço recentemente mais fraco da ação da rival e a oferta discrimina alguns dos acionistas, tampouco dando garantias sobre entraves regulatórios significativos nos Estados Unidos e na China.  Hoje (07) enquanto a ação da SABMiller subia 1,55% em Londres, a da AB Inbev avançava 2,54% na Bolsa de Bruxelas. Em comunicado, a AB InBev informou que propôs pagar 42,15 libras por ação da SABMiller, com uma proposta alternativa de preço para os maiores acionistas da cervejaria, e revelou que essa é a terceira oferta já apresentada à empresa. A proposta alternativa foi feita ao Altria Group e à família Santo Domingo, que detêm cerca de 41% das ações da SABMiller.

Segundo a AB InBev, a SABMiller rejeitou duas propostas anteriores. A AB InBev afirmou que realizou duas propostas anteriores por escrito, em privado, para a compra da SABMiller, uma de 38 libras por ação e outra, de 40 libras por ação, ambas em dinheiro. Em comunicado, a AB InBev se disse desapontada pelo fato de o conselho da SABMiller ter rejeitado as duas propostas anteriores “sem qualquer engajamento significativo”. Nessa terceira oferta, a Ab Inbev propôs pagar 42,15 libras por ação, com uma proposta alternativa voltada para agradar os maiores acionistas da SABMiller. Em comunicado à parte, o maior acionista da SABMiller disse estar satisfeito com a oferta mais recente, aumentando a pressão sobre os executivos da cervejaria.

Pelas regras de competição do Reino Unido, a AB InBev tem até o próximo dia 14 para anunciar a “firme intenção” de fazer uma oferta pela SABMiller e especificar os detalhes da proposta. No comunicado de hoje, a AB InBev foi cautelosa ao afirmar que a proposta ainda não é formal. Uma eventual fusão da AB InBev com a SABMiller uniria tradicionais marcas de cerveja, como Budweiser, Corona, Stella Artois, Pilsner Urquell, Grolsch e Peroni, e daria à empresa resultante uma forte presença nos EUA, China, Europa, África e América Latina.

Juntas, a AB InBev e a SABMiller respondem por mais de 30% dos volumes de cerveja vendidos mundialmente. A AB InBev tem entre os seus acionistas os empresários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles. Resultado. A SABMiller informou ontem que sua receita caiu 9% no segundo trimestre fiscal (encerrado em setembro), na comparação anual, devido ao enfraquecimento das moedas emergentes no período. D

Desconsiderando as variações cambiais, as vendas da fabricante de cerveja anglo­sul­africana tiveram alta de 6% na mesma comparação, graças a um avanço de 9% na América Latina e ganho de 11% na África. No primeiro semestre fiscal, as vendas subiram 4%, refletindo o resultado trimestral.

 

Via Estadão

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