Rival da Havaianas investirá no Nordeste e exterior

0 203

A marca Ipanema completa 14 anos em 2014 e já responde por 22% da receita da Grendene. São cerca de 100 milhões de pares da sandália produzidos por ano. Apesar de um crescimento que oscilou ao longo dos anos, a grife ganhou mercado nos últimos três e hoje sua fatia na categoria sandálias e chinelos dedo no Brasil corresponde a 25%, segundo o Instituto Kantar. Mas ainda está no segundo lugar – bem atrás da líder Havaianas, com 45%. Ampliar as vendas da Ipanema é, portanto, um desafio para a fabricante de calçados. É difícil disputar participação de mercado no Brasil, aponta o diretor financeiro e de relações com investidores da Grendene, Francisco Schmitt. A concorrente Havaianas – da fabricante Alpargatas – foi lançada em 1960, e dominou o mercado. Juntas, Ipanema e sua maior rival detêm 70% do mercado na categoria de sandálias e chinelos.

Na visão de Schmitt, a categoria de sandálias e chinelos da Ipanema ainda tem potencial para crescer, principalmente nas regiões Norte, Centro Oeste e Nordeste. Estima-se que, de 800 milhões de pares de todos os tipos de calcados consumidos no País, a categoria represente de 350 a 400 milhões, e seja a maior do segmento. Porém, o consumo de calçados no Brasil se situa em torno de quatro pares por ano por pessoa, enquanto nos Estados Unidos, fica entre sete e oito pares. Na América Latina, são cinco. “Sentimos a demanda da classe média por produtos com design mais arrojado”, diz o executivo. A estratégia também é aumentar as vendas da marca no exterior, em um momento em que a China, hoje o maior exportador no segmento, encara preços mais altos. Crédito: ig.com

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.